Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31675
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BATISTELLA, M.
MORAN, E.
ALVES, D.
Additional Information: MATEUS BATISTELLA, CNPM; EMILIO MORAN, INDIANA UNIVERSITY; DIÓGENES ALVES.
Title: Pesquisas Interdisciplinares sobre a Transformação da Natureza e da Sociedade: um caminho para o entendimento das Mudanças de uso e cobertura das terras na Amazônia
Publisher: In: CONFERÊNCIA CIENTÍFICA INTERNACIONAL AMAZÔNIA EM PERSPECTIVA CIÊNCIA INTEGRADA PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL, 2008. Manaus: Conference Abstracts ... Brasília, DF: LBA, 2008. CD-ROM.
Pages: 1 p.
Language: pt_BR
Keywords: Causas econômicas
Mudanças do uso
Cobertura da terra.
Description: Nesse trabalho discutimos a longa e tortuosa trajetória da interdisciplinaridade envolvendo ciências naturais e humanas no LBA, como amadurecimento do que foi chamado de pesquisa sobre as dimensões humanas da biosfera e atmosfera na Amazônia. Muitos colegas fizeram parte dessa discussão, contribuindo para uma leitura multifacetada apresentada pelos autores. Nosso fio condutor começa por uma critica do papel das ciências sociais no LBA, encarando um desafio que não havia sido formulado na concepção do programa, mas que se tornou imprescindível na busca do dialogo interdisciplinar, visto que as transformações relativamente recentes observadas na Amazônia são causa e consequência das transformações da própria sociedade. A contribuição de varias disciplinas foi fundamental nesse processo, passando pela analise de trajetórias, cenários e modelos para a Amazônia a partir de diferentes enfoques metodológicos e procurando coligar as interações humanas e ambientais, seja pelo caminho da modelagem integrada e da análise multi escalar, seja pelos pressupostos da demografia, da economia e da sociologia. Esse trabalho, por vezes criticado até pela comunidade que o instigou, tem gerado questionamentos sobre sua utilidade. Afinal, os resultados produzidos podem trazer elementos para a construção institucional e para a busca da sustentabilidade dos processos produtivos, das politicas de conservação ambiental e dos mecanismos sociais que evoluem na Amazônia Sera possível passar do discurso, da potencia ao ato, da teoria é pratica com base em temas transversais as ciências naturais e sociais. Pretendemos discutir esses aspectos em uma apresentação que estimule a discussão sobre a viabilidade de abordagens interdisciplinares no âmbito dos programas de ciência e tecnologia sobre a Amazônia.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2009-03-09
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2313.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace