Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/325428
Título: Disponibilidade, composição botânica e valor nutritivo da forragem de pastos consorciados, sob três taxas de lotação.
Autoria: ALMEIDA, R. G. de
NASCIMENTO JÚNIOR, D. do
EUCLIDES, V. P. B.
MACEDO, M. C. M.
FONECA, D. M. da
BRÂNCIO, P. A.
GARCEZ NETO, A. F.
Afiliação: ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO; DOMICIO DO NASCIMENTO JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; VALERIA PACHECO BATISTA EUCLIDES, CNPGC; MANUEL CLAUDIO MOTTA MACEDO, CNPGC; DILERMANDO MIRANDA DA FONSECA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; PATRÍCIA AMARANTE BRÂNCIO, DOUTORA EM ZOOTECNIA; AMÉRICO FRÓES GARCEZ NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Ano de publicação: 2003
Referência: Revista Brasileira de Zootecnia, v. 32, n. 1. p. 36-46, fev.. 2003.
Conteúdo: Avaliou-se o efeito de três taxas de lotação, em pastagens de Brachiaria decumbens x Stylosanthes guianensis cv. Mineirão e de B. brizantha cv. Marandu x S. guianensis cv. Mineirão, sobre a disponibilidade, a composição botânica e o valor nutritivo da forragem. Adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com os tratamentos no esquema de parcelas subdivididas, com duas repetições. Os tratamentos das parcelas constituíram um fatorial 2x3, sendo duas gramíneas (B. decumbens e B. brizantha cv. Marandu) em consorciação com S. guianensis cv. Mineirão e três taxas de lotação (0,8; 1,2 e 1,6 UA/ha), e as subparcelas, as épocas de amostragem (julho e outubro de 1998, correspondendo à época seca; janeiro e abril de 1999, correspondendo à época das águas). Foram utilizados bezerros Nelore, desmamados, com peso vivo médio de 138 kg, no início do experimento. A disponibilidade de matéria seca (MS) da consorciação B. brizantha x Mineirão não variou entre épocas, com valor médio de 3470 kg/ha de MS, enquanto que, para a consorciação B. decumbens x Mineirão, a média para o período das águas (3485 kg/ha de MS) foi superior a do período seco (3056 kg/ha de MS). A disponibilidade da fração verde da gramínea diminuiu com a elevação da taxa de lotação. Durante a época das águas, verificou-se maior proporção de gramínea, em relação à leguminosa, para uma taxa de lotação estimada de 1,17 UA/ha. As pastagens com B. decumbens apresentaram, de modo geral, maior proporção de forragem verde, de melhor valor nutritivo, associado a maior presença de leguminosa do que as pastagens com B. brizantha.
Thesagro: Brachiaria Brizantha
Brachiaria Decumbens
Chuva
Composição Botânica
Cerrado
Forragem
Gado de Corte
Gado Nelore
Seca
Stylosanthes Guianensis
Taxa de Lotação
Valor Nutritivo
NAL Thesaurus: Beef cattle
Botanical composition
Dry season
Forage legumes
Nellore
Nutritive value
Wet season
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.1590/S1516-35982003000100005
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Disponibilidade-composicao-botanica-2003.pdf214,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace