Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/325506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRÂNCIO, P. A.
dc.contributor.authorNASCIMENTO JUNIOR, D. do
dc.contributor.authorEUCLIDES, V. P. B.
dc.contributor.authorFONSECA, D. M. da
dc.contributor.authorALMEIDA, R. G. de
dc.contributor.authorMACEDO, M. C. M.
dc.contributor.authorBARBOSA, R. A.
dc.date.accessioned2023-06-28T18:24:32Z-
dc.date.available2023-06-28T18:24:32Z-
dc.date.created2004-03-31
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Zootecnia, v. 32, n. 5, p. 1037-1044, out. 2003.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/325506-
dc.descriptionTrês cultivares de Panicum maximum Jacq. submetidos a pastejo rotativo foram avaliados ao longo do ano, antes e após o período de pastejo, quanto à composição botânica e química da dieta, consumo de matéria seca e ganho de peso animal. Os tratamentos constituíram em: 1) cv. Tanzânia + 50 kg/ha de N, 2) cv. Tanzânia + 100 kg/ha de N, 3) cv. Mombaça + 50 kg/ha de N, e 4) cv. Massai + 50 kg/ha de N. As dietas selecionadas pelos animais na cv. Massai tenderam a apresentar os menores valores de digestibilidade e proteína bruta e os maiores de fibra em detergente neutro, enquanto na cv. Mombaça as dietas continham, em geral, maiores teores de sílica. Os animais selecionaram, em média, 92,4% de folhas verdes, independentemente do tratamento e da época de amostragem. Os animais consumiram semelhantes quantidades de forragem nos diversos tratamentos, apresentando, em média, consumos de 1,9; 2,8; 3,4; e 2,3 kgMS/100kgPV, respectivamente, em junho, setembro e novembro de 1998 e março de 1999. Os piores resultados quanto ao ganho de peso por animal foram verificados na cv. Massai, mas, devido a sua alta capacidade de suporte na época chuvosa, superou a cv. Mombaça e cv. Tanzânia + 50 kg/ha de N, em termos de ganho de peso por área. A participação de folhas, a altura do pasto, o teor de proteína bruta da dieta selecionada pelos animais e o tamanho de bocado foram os fatores que mais influenciaram positivamente o ganho de peso animal.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMassai
dc.titleAvaliação de três cultivares de Panicum maximum Jacq. sob pastejo: composição da dieta, consumo de matéria seca e ganho de peso animal.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCapim Colonião
dc.subject.thesagroComposição Química
dc.subject.thesagroConsumo
dc.subject.thesagroDieta
dc.subject.thesagroGanho de Peso
dc.subject.thesagroMatéria Seca
dc.subject.thesagroPanicum Maximum
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroPastejo Rotativo
dc.subject.thesagroProteína Bruta
dc.subject.nalthesaurusChemical composition
dc.subject.nalthesaurusCrude protein
dc.subject.nalthesaurusDiet
dc.subject.nalthesaurusPanicum
dc.subject.nalthesaurusPastures
dc.subject.nalthesaurusRotational grazing
dc.subject.nalthesaurusTanzania
dc.subject.nalthesaurusWeight gain
riaa.ainfo.id325506
riaa.ainfo.lastupdate2023-06-28
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S1516-35982003000500002
dc.contributor.institutionPATRÍCIA AMARANTE BRÂNCIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; DOMICIO DO NASCIMENTO JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; VALERIA PACHECO BATISTA EUCLIDES, CNPGC; DILERMANDO MIRANDA DA FONSECA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO; MANUEL CLAUDIO MOTTA MACEDO, CNPGC; RODRIGO AMORIM BARBOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-cultivares-pastejo-dieta-2023.pdf225.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace