Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/326561
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JANK, L.
GONTIJO NETO, M.
RESENDE, M. D. V.
LAURA, V. A.
CALIXTO, S.
RESENDE, R. M. S.
VALLE, C. B. do
Additional Information: Liana Jank, CNPGC; Miguel M. Gontijo Neto, Embrapa Milho e Sorgo; Marcos D. V. Resende, Embrapa Florestas; Valdemir Antonio Laura, CNPGC; Silvano Calixto, Assistente de Pesquisa do CNPGC; Rosangela Maria Simeão Resende, CNPGC; Cacilda Borges do Valle, CN.
Title: A exploração de algumas características agronômicas e morfológicas na seleção de Panicum maximum para condições silvipastoris.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. João Pessoa: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UFPB, 2006.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Notes: CNPGC.
Keywords: Sistema silvipastoril
Herdabilidade
Sombra
Campo Grande
Mato Grosso do Sul
Brasil
Agrosilvopastoral systems
Selection
Genetic parameters
Feed crops
Feed grasses
Shading.
Description: Sistemas silvipastoris são uma alternativa sustentável de produção animal e vegetal e sua utilização tem crescido nos últimos anos. Seu sucesso depende da identificação de gramíneas tolerantes ao sombreamento. Com o objetivo de avaliar parâmetros genéticos que possam determinar a seleção e o melhoramento de Panicum maximum, foi realizado um experimento na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS, em vasos, com 25 genótipos promissores sob três níveis de sombreamento artificial (0, 50 e 70%). Foram realizados quatro cortes e avaliados as produções das matérias secas total e foliar e de raízes no último corte, porcentagem de folhas, altura das plantas, número de perfilhos e valores SPAD. Altas herdabilidades foram encontradas para numero de perfilhos, porcentagem de folhas e altura das plantas, indicando uma elevada acurácia na seleção para estas características. Com exceção da variável matéria seca de raízes, as outras características apresentaram uma alta correlação entre os ambientes, portanto, a seleção pode ser realizada independente dos níveis de sombreamento. O número de perfilhos apresentou a maior variação genética disponível para a realização do melhoramento, devido ao seu alto coeficiente de variação genética. A variável produção de raízes, é importante na seleção de genótipos em condições de sombreamento, por ter sido a variável que mais foi afetada pelos níveis de sombreamento.
Thesagro: Agrossilvicultura
Gramínea Forrageira
Melhoramento Genético Vegetal
Planta Forrageira
Parâmetro Genético
Panicum Maximum
Seleção
Sombreamento.
NAL Thesaurus: agroforestry
Brazil
heritability
plant breeding.
Data Created: 2008-08-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Exploracaoalgumas.pdf33,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace