Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/329525
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFIDALGO, E. C. C.
dc.date.accessioned2024-11-05T18:53:26Z-
dc.date.available2024-11-05T18:53:26Z-
dc.date.created2003-09-30
dc.date.issued2003
dc.identifier.citation2003.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/329525-
dc.descriptionEmbora se observe, atualmente, uma diversidade de procedimentos metodológicos para a realização de diagnósticos de planejamentos ambientais, poucas informações são disponíveis acerca de critérios considerados para sua escolha e para a avaliação de seu desempenho. A adoção de uma estratégia formal para a análise de diagnósticos pode criar condições mais objetivas para a troca de experiências e auxiliar planejadores e tomadores de decisão na análise e seleção dos procedimentos a adotar. Com base nessas considerações, este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo geral a proposição de um método de análise da etapa de diagnóstico de planejamento ambiental através da definição de critérios que possam ser quantificados, ponderados e associados ao conjunto de dados utilizados, aos métodos empregados e aos indicadores elaborados. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica e a análise de um conjunto de diagnósticos ambientais visando o levantamento dos dados, métodos e indicadores utilizados, bem como de critérios empregados para sua seleção. Com base nesse levantamento, desenvolveu-se um método para a análise de diagnósticos de planejamentos ambientais, envolvendo um conjunto de critérios e de regras para sua avaliação, um procedimento para a ponderação desses critérios e a seleção do método multicriterial programação por compromisso para análise conjunta dos critérios estabelecidos. Em seguida, o método proposto foi aplicado em um estudo de caso. Dentre os resultados obtidos, a análise de um conjunto de diagnósticos permitiu identificar os principais temas abrangidos pelos dados utilizados, as abordagens metodológicas empregadas e os indicadores elaborados. O emprego de um modelo tridimensional para a classificação de indicadores auxiliou na compreensão dos resultados apresentados pelos diagnósticos analisados e na verificação da abrangência da informação elaborada. O método desenvolvido, ao ser aplicado ao estudo de caso, o Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra da Bocaina, permitiu identificar os aspectos mais favoráveis e críticos do diagnóstico. Sua análise em conjunto com cinco cenários simulados permitiu ainda verificar a resposta do método às alterações simuladas e a influência dessas alterações no desempenho do diagnóstico. O método é uma primeira formulação para a análise da etapa de diagnóstico de planejamentos ambientais e deve ser visto como uma ferramenta de auxílio ao planejador ou ao tomador de decisão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIndicadores ambientais
dc.subjectPlanejamento ambiental
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplo
dc.titleCritérios para a análise de métodos e indicadores ambientais usados na etapa de diagnóstico de planejamentos ambientais.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
dc.description.notesTese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Acompanha 1 CD-ROM com apêndices 1 e 3.
dc.format.extent2258 f.
riaa.ainfo.id329525
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-05
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2003.289176
dc.contributor.institutionELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
fidalgo-elainecristinacardoso-d-anexo.zip141.5 kBUnknownVisualizar/Abrir
Tese-Elaine-Cristina-Cardoso-Fidalgo-2003.pdf1.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace