Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/335959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDOMINGUEZ, D. X.
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.contributor.authorSANTA MARIA, L. C.
dc.contributor.authorSZPOGANICZ, B.
dc.contributor.authorSIMOES, M. L.
dc.date.accessioned2025-05-21T13:53:44Z-
dc.date.available2025-05-21T13:53:44Z-
dc.date.created2009-02-08
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn:REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR, UEL, 2008. 1 CD-ROM. FertBio 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/335959-
dc.descriptionO uso de fertilizantes orgânicos e organominerais fluidos tem crescido bastante no mundo e também no Brasil nas últimas duas décadas. No Brasil, esse rápido crescimento da demanda por esses produtos levou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a buscar novas metodologias para verificação da qualidade dos mesmos. Este trabalho tem como objetivo caracterizar química e espectroscopicamente seis fertilizantes orgânicos e organominerais fluidos, comercializados no país, produzidos a partir de diferentes materiais de origem. Os fertilizantes foram caracterizados por meio de análises físicas: pH, densidade, condutividade elétrica e sólidos totais. Através da titulação potenciométrica, fez-se a especiação, identificação e quantificação dos grupos funcionais mais reativos presentes nas amostras. A fração ácidos húmicos foi extraída de cada produto comercial. Amostras do produto comercial liofilizado e de seu respectivo ácido húmico forma submetidos à análise elementar, termogravimétrica e espectrometria de infravermelho. Os fertilizantes avaliados apresentaram grande variação em relação aos atributos analisados, o que deve refletir na sua eficiência agronômica. Embora as técnicas usadas para a caracterização dos fertilizantes tenham características distintas, através delas foi possível identificar diferentes compostos e observar semelhança entre amostras de mesmo material de origem, podendo subsidiar o MAPA e posteriormente contribuir para uma melhor fiscalização dos fertilizantes em questão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFertilizantes orgânicos
dc.subjectFertilizantes organominerais
dc.titleCaracterização de fertilizantes orgânicos e organominerais fluidos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFertilizante
dc.subject.nalthesaurusFertilizers
riaa.ainfo.id335959
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-21
dc.contributor.institutionD. X. DOMINGUEZ, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; L. C. SANTA MARIA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; B. SZPOGANICZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; MARCELO LUIZ SIMOES, CNPDIA.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacao-de-fertilizantes-organicos-e-organominerais-fluidos-2008.pdf157.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace