Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/335976
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFERREIRA FILHO, S. M.
dc.contributor.authorBETTA, M.
dc.contributor.authorGOMES, G. V.
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.contributor.authorNAUMOV, A.
dc.date.accessioned2025-08-11T20:49:09Z-
dc.date.available2025-08-11T20:49:09Z-
dc.date.created2009-02-08
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.
dc.identifier.citationREUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.por
dc.identifier.citationSIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.por
dc.identifier.citationREUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR: UEL, 2008. 1 CD-ROM. FertBio 2008.por
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/335976-
dc.descriptionEm áreas agrícolas no Cerrado, principalmente sob cultivo de grãos, é comum se encontrar correlações não significativas entre os atributos de fertilidade do solo e a produtividade de grãos. Esse resultado pode ser em parte atribuído a problemas na amostragem do solo, quando não há uma padronização da camada amostrada, podendo ocorrer grandes variações nos níveis nutricionais. O objetivo deste trabalho foi quantificar os teores de nutrientes e verificar sua distribuição vertical em solos sob diferentes usos no Sudoeste Goiano. Foram amostradas as camadas de 0 a 5, 5 a 10, 10 a 20, e 20 a 40 cm de diferentes perfis de solos, sob diferentes usos como, Cerrado natural (reserva), plantio de grãos (agricultura), pastagem e eucalipto (silvicultura), num total de 107 casos. As amostras foram submetidas a analise de fertilidade de rotina no laboratório da Universidade de Rio Verde, sendo determinados os teores de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e alumínio. Solos sob agricultura apresentaram maiores níveis de fertilidade e menores teores de alumínio tóxico. Contudo essa condição ficou praticamente limitada à camada superficial de 0 a 10 cm, enquanto que nas camadas inferiores, foram observados valores críticos para o alumínio solúvel, além de baixa fertilidade. Solos sob pastagem apresentaram níveis de fertilidade próximos ao das áreas de reserva, refletindo o baixo uso de fertilizantes e corretivos em pastagem. Em geral, tanto os solos sob uso agrícola quanto sob pastagens apresentam problemas de fertilidade, sugerindo que existe uma grande demanda potencial por fertilizantes e corretivos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectNutrientes
dc.subjectUso
dc.titleDistribuição vertical de nutrientes em solos sob diferentes usos do Sudoeste goiano.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
riaa.ainfo.id335976
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-11
dc.contributor.institutionS. M. FERREIRA FILHO, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; M. BETTA, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; G. V. GOMES, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; A. NAUMOV, INTERNATIONAL POTASH INSTITUTE.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Distribuicao-vertical-de-nutrientes-em-solos-2008.pdf37.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace