Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/336387
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMENEZES, J. M.
dc.contributor.authorSOUZA, M. de
dc.contributor.authorCRISTO, V. do N.
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, G. C. da
dc.contributor.authorPRADO, R. B.
dc.date.accessioned2024-05-15T14:54:04Z-
dc.date.available2024-05-15T14:54:04Z-
dc.date.created2009-01-09
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO SUL-SUDESTE, 2., 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/336387-
dc.descriptionO objetivo principal deste trabalho foi o de avaliar a qualidade das águas subterrâneas do Estado do RJ, através da aplicação do Índice de Qualidade de Água (IQA) desenvolvido pelo Canadian Council of Ministers of the Environment (CCME) em 1997. O IQACCME foi aplicado em 168 amostras e os valores máximos permitidos para os parâmetros foram, em sua maioria, os estabelecidos pela Resolução CONAMA 396/08 (consumo humano). O índice foi calculado com duas composições: a) Na, Fe, Al, SO4, Mn, NO3 e Cl e b) diversos cátions e ânions e pH. Os resultados das duas composições apresentaram diferenças, entretanto, de forma geral, as águas do Sul Fluminense obtiveram os melhores índices, mais de 70% das amostras foram qualificadas dentro das classes ótima e boa. O oposto ocorreu com as águas do Noroeste e dos Litorais Norte e Leste, a maior parte das amostras foram classificadas entre regular e muito ruim. As águas da Região Noroeste devem estar sendo contaminadas, principalmente, pelas atividades agrícolas e a proximidade com o mar deve estar influenciando na não apresentação de características de potabilidade nos Litorais estudados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAquiferos
dc.subjectÍndice de qualidade
dc.titleAplicação do IQAccme em aqüíferos do estado do Rio de Janeiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁgua
dc.subject.thesagroContaminação
riaa.ainfo.id336387
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-15
dc.contributor.institutionJULIANA MAGALHÃES MENEZES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; MANUELA DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; VINICIUS DO NASCIMENTO CRISTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; GERSON CARDOSO DA SILVA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; RACHEL BARDY PRADO, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Aplicacao-do-IQAccme-em-aquiferos-do-estado-do-Rio-de-Janeiro-2008.pdf291.15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace