Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/336973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTANA, I. K. S.
dc.contributor.authorPINHEIRO, E. F. M.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorLIMA, E.
dc.contributor.authorZONTA, E.
dc.contributor.authorPEREIRA, M. G.
dc.contributor.authorANJOS, L. H. C.
dc.date.accessioned2024-06-03T14:54:50Z-
dc.date.available2024-06-03T14:54:50Z-
dc.date.created2008-02-11
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/336973-
dc.descriptionAcredita-se que os diferentes sistemas de manejo agrícola e coberturas vegetais atuem de forma variável sobre a distribuição dos diferentes compartimentos da matéria orgânica do solo (MOS). O estudo foi conduzido num experimento de 7,5 anos na usina ALCON S.A., em Conceição da Barra (ES), visando avaliar o efeito dos sistemas de colheita da cana-de-açúcar, da adubação nitrogenada e da aplicação da vinhaça na distribuição da fração leve livre (FLL) da MOS. A área experimental foi dividida em quatro blocos, contendo duas parcelas experimentais cada: cana colhida com a queima da palha (cana queimada) e, cana colhida sem queima (cana crua). Após dois meses da colheita da cana-planta, foi realizada a adubação da soqueira, implantando os seguintes sub-tratamentos: testemunha com vinhaça (V); vinhaça + 80 kg de N (V+80N); 80 kg de N (80N); e testemunha do experimento (Test). Foram coletadas amostras nas profundidades 0-10 e 10- 20 cm. Pode-se observar que não houve nenhuma diferença estatística significativa na massa (g g-1 de solo) da FLL ao comparar os sistemas de colheita da cana-de-açúcar (cana crua e cana queimada). Ao avaliar os sub-tratamentos do sistema de colheita cana crua verificou-se que a testemunha apresentou maior massa de FLL, seguido dos tratamentos com aplicação de 80 kg de N incorporado ao solo, vinhaça + 80 kg de N e da adubação com vinhaça (0-10 cm). Isso demonstra que a intensidade de mineralização do material orgânico adicionado ao solo (FLL) pode variar com as práticas culturais, quantidade e qualidade do material orgânico adicionado ao solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFração leve
dc.subjectTabuleiros Costeiros
dc.subjectAquecimento global
dc.titleFracionamento físico da matéria orgânica num Argissolo Amarelo cultivado com cana-de-açúcar: efeito da queima, da adubação nitrogenada e da aplicação de vinhaça.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroArgissolos
dc.subject.thesagroColheita
dc.subject.thesagroCana de Açúcar
riaa.ainfo.id336973
riaa.ainfo.lastupdate2024-06-03
dc.contributor.institutionINGRID KELY SILVA SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; E. F. M. PINHEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; E. LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; E. ZONTA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; LUCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fracionamento-fisico-da-materia-organica-num-Argissolo-Amarelo-2007.pdf56.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace