Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337432
Título: Proposta de mapeamento da disponibilidade de cálcio e magnésio para subsidiar o manejo adequado dos solos brasileiros.
Autor: FERREIRA, C. E. G.
PRADO, R. B.
POLIDORO, J. C.
BENITES, V. de M.
TURETTA, A. P. D.
BALIEIRO, F. de C.
DONAGEMMA, G. K.
Afiliación: CARLOS EDUARDO GONÇALVES FERREIRA
RACHEL BARDY PRADO, CNPS
JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS
VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS
ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS
FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS
GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS.
Año: 2008
Referencia: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2008. 1 CD-ROM. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Descripción: Conhecer a distribuição espacial dos Macronutrientes do solo constitui-se num importante fator para o planejamento e execução das atividades sobre o mesmo. Esse estudo teve como objetivo o mapeamento da variabilidade espacial de dois Macronutrientes do solo: Cálcio e Magnésio. Para isto, foram utilizadas informações oriundas da base de dados da Embrapa Solos, e aplicadas análises estatísticas sobre os dados para seleção, e posterior correlação com informações georreferenciadas dos mapas de Solo e Bioma, a partir do software ArcGIS 9.1 da ESRI. O mapa gerado por este trabalho demonstrou o grande contraste na fertilidade entre os solos brasileiros, em parte pelas características naturais e também pela intervenção antrópica. Os resultados gerados podem subsidiar o planejamento de correção e adubação que tenham alguma relação com o Cálcio e Magnésio na sua utilização, objetivando o manejo adequado dos solos brasileiros.
Thesagro: Fertilidade
Palabras clave: Geotecnologias
macronutrientes
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
trab4297569.pdf1.21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace