Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/338275
Título: Geotecnologias aplicadas à análise espaço temporal do uso e cobertura da terra e qualidade da água do reservatório de Barra Bonita, SP, como suporte à gestão de recursos hídricos.
Autoria: PRADO, R. B.
Afiliação: RACHEL BARDY PRADO, CNPS.
Ano de publicação: 2004
Referência: 2004.
Páginas: 172 f.
Conteúdo: Perante a situação atual de degradação dos recursos hídricos, destacados os reservatórios destinados a usos múltiplos, e a necessidade de se buscar soluções para tal problema, foi proposto o presente trabalho. O reservatório de Barra Bonita, localizado no interior do estado de São Paulo, foi escolhido para estudo, por estar inserido em uma área densamente povoada, industrializada e ocupada por agricultura intensiva. Os dados adquiridos foram de natureza cartográfica (cartas de pedologia, geomorfologia, geologia, drenagem e malha municipal); orbitais (imagens multiespectrais dos satélites landsat 5 e 7); censitários (produção agrícola municipal e densidade demográfica); limnológicos (características físicas, químicas e biológicas do reservatório estudado, órbitas em campo e na literatura); pluviométricos e fluviométricos. A organização e o tratamento das diversas informações foram realizados com o auxílio de sistema de informação geográfica (spring 3.6), obtendo também um banco de dados limnológicos multitemporal. As ferramentas de geotecnologias foram aplicadas na caracterização dos fatores fisiográficos, no mapeamento do uso e cobertura da terra e do potencial poluidor das sub-bacias da bacia de drenagem, sendo os resultados analisados em conjunto com os dados referentes à qualidade da água do reservatório de Barra Bonita, de forma espacial e temporal (período de 1990 a 2002). Os resultados mostraram que ocorreu um incremento significativo do nível trófico da água, de forma diferenciada para cada compartimento do reservatório em questão, durante o período avaliado. A análise integrada dos sistemas aquático e terrestre, no espaço e no tempo, permitiu concluir que a degradação da qualidade da água se deve às alterações no uso e cobertura da terra e ao aumento populacional, trazidos em fontes difusas e pontuais de poluição. Desta forma, fica evidenciada a importância gestão de recursos hídricos na bacia estudada e espera-se que as informações obtidas e metodologias aplicadas neste trabalho possam subsidiar ações direcionadas a este propósito.
Thesagro: Gestão
Qualidade da Água
Uso da Terra
Palavras-chave: Reservatório
Fatores fisiográficos
Geotecnologias
Recursos hídricos
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.11606/T.18.2004.tde-05012005-121100
Notas: Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese-Rachel-Bardy-Prado-2004.pdf6,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace