Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/338705
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPORTOCARRERO, H.
dc.date.accessioned2024-11-11T14:53:30Z-
dc.date.available2024-11-11T14:53:30Z-
dc.date.created2006-05-08
dc.date.issued2004
dc.identifier.citation2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/338705-
dc.descriptionO desenvolvimento desta dissertação está vinculado ao projeto de RAD (recuperação de áreas degradadas) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, sendo seu objeto o processo de recuperação da voçoroca do Morro do Radar. Através da realização de uma investigação do comportamento hidrológico desta voçoroca após a implantação do projeto, buscou-se fornecer informações que possam constituir um subsídio à avaliação dos efeitos das práticas adotadas. A metodologia utilizada compreendeu seis etapas: avaliação das variações da topografia local; monitoramento da precipitação; monitoramento da intercepção das chuvas promovida pelas copas arbóreas e pela serrapilheira; avaliação das propriedades fisico-hídricas do solo em diferentes profundidades; avaliação dos potenciais matriciais e das cargas totais nos solos nas mesmas profundidades, através de gráficos e construção de mapas de equipotenciais; avaliação da relação entre os condicionantes locais e o desempenho das práticas de RAD. Os valores de intercepção pelas copas arbóreas e pela serrapilheira revelaram uma proteção eficaz do solo contra o impacto direto das águas pluviais. Com relação à zona de saturação, observou-se que a umidade antecedente está condicionando o padrão de expansão. Foram observados valores de sucção no solo menores que a capacidade de campo (33kPa) durante os períodos de chuva, especialmente em posições que favorecem acúmulo de umidade, sendo que a drenagem da água gravitacional termina após os primeiros dias de estiagem, quando o fluxo perde grande parte de sua velocidade, reduzindo-se a sua erosividade. As informações geradas nesta dissertação permitem afirmar que as práticas de RAD adotadas foram bem sucedidas. O diagnóstico das propriedades do solo e o monitoramento dos fluxos se mostraram ferramentas úteis nesta avaliação. Foi observada grande influência dos declives sobre a recuperação, indicando a influência do planejamento da reconformação. As áreas com menores declives apresentaram recuperação mais rápida, o que se relacionou tanto ao estabelecimento da cobertura vegetal e à incorporação de serrapilheira, quanto à própria dinâmica hidro-erosiva inerente.
dc.formatil. color.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRAD
dc.subjectVoçoroca
dc.subjectDegradação
dc.subjectIntercepção
dc.subjectPropriedades físico-hídricas
dc.titleMonitoramento hidrológico em voçoroca submetida a práticas de RAD: Morro do Radar, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão/Antônio Carlos Jobim.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroErosão
dc.subject.thesagroHidrologia
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Orientador: Nelson Ferreira Fernandes, UFRJ; Coorientador: Aluísio Granato de Andrade, CNPS.
dc.format.extent2174 f.
riaa.ainfo.id338705
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-11
dc.contributor.institutionHUGO PORTOCARRERO, UFRJ.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dissertacao-Hugo-Portocarrero-2004.pdf21.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace