Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCAPECHE, C. L.
dc.contributor.authorPRADO, R. B.
dc.contributor.authorPIMENTA, T. S.
dc.contributor.authorMANSUR, K. L.
dc.contributor.authorFREITAS, P. L. de
dc.contributor.authorDI LULLO, L.
dc.date.accessioned2024-03-25T17:32:27Z-
dc.date.available2024-03-25T17:32:27Z-
dc.date.created2008-01-21
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339317-
dc.descriptionO município de São José de Ubá possui uma enorme degradação ambiental causada pelo uso inadequado de seus recursos naturais Essa degradação ocorre por meio da erosão e uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras de tomate. Para promover a educação ambiental no município com alunos e professores do ensino médio estadual, foi desenvolvido o Programa de Educação Ambiental SOS Nossas Águas que constou do monitoramento da qualidade da água de córregos, rios e poços rasos, em 11 pontos diferentes, com kits portáteis de análises químicas da água. Os kits foram os mesmos utilizados pelo Núcleo União Pró-Tietê, Fundação SOS Mata Atlântica, em SP. As etapas do Programa foram: treinamento de 3 coordenadores técnicos, sendo dois pesquisadores da Embrapa Solos e um do DRM-RJ, sobre a metodologia de utilização do Kit; curso de capacitação dos monitores (22 alunos monitores e 5 professores); monitoramento de outubro de 2005 a outubro de 2006, com análises mensais; reuniões periódicas com os monitores; excursão técnica/cultural de dois dias ao Parque Estadual do Desengano, RJ com os monitores; conferência periódica dos resultados das análises da qualidade da água, inserção e divulgação dos resultados parciais no site www.rededasaguas.org.br e compilação e discussão dos resultados; além da avaliação do Programa quanto aos aspectos relativos à percepção ambiental dos participantes e suas expectativas com relação à situação ambiental atual e futura do município. O Programa SOS Nossas Águas alcançou o objetivo de aumentar a percepção ambiental do público alvo, despertando nos alunos monitores e professores grande interesse de participação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleSOS Nossas Águas: uma ação de educação ambiental para a conservação de recursos hídricos no município de São José de Ubá, RJ.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroEducação Ambiental
dc.subject.thesagroDegradação Ambiental
riaa.ainfo.id339317
riaa.ainfo.lastupdate2024-03-25
dc.contributor.institutionCLAUDIO LUCAS CAPECHE, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; THAIS SALGADO PIMENTA, DEPARTAMENTO DE RECURSOS MINERAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; KÁTIA LEITE MANSUR, DEPARTAMENTO DE RECURSOS MINERAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; PEDRO LUIZ DE FREITAS, CNPS; LETÍCIA DI LULLO, UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOS-Nossas-Aguas-2007.pdf305.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace