Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFIDALGO, E. C. C.
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.contributor.authorMACHADO, P. L. O. de A.
dc.contributor.authorMOURA, I. B. de
dc.contributor.authorLIMA, C. X. de
dc.contributor.authorMADARI, B. E.
dc.contributor.authorCOELHO, M. R.
dc.date.accessioned2024-03-11T15:32:41Z-
dc.date.available2024-03-11T15:32:41Z-
dc.date.created2008-01-21
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339320-
dc.descriptionEstimativas de estoque de carbono nos solos do Brasil em nível nacional são poucas e se deparam com a falta de informações disponíveis sobre a quantidade de carbono orgânico nos solos sob diferentes usos e em diferentes regiões. Utilizando informações disponíveis na base de dados de solos "SIGSOLOS", organizada pela Embrapa Solos, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estimar o estoque de carbono no solo no Brasil considerando os diferentes tipos de solo sob diferentes sistemas de uso e distribuídos nos diversos biomas brasileiros. Para a estimativa do estoque de carbono nos solos considerou-se três diferentes conjuntos de dados: as médias de C por tipo de solo; as médias de C por tipo de solo em cada bioma do território brasileiro; e as médias de C por tipo de solo, separados por tipo de uso e por bioma em que ocorrem. A estimativa do estoque de carbono foi obtida através da somatória do produto da média de C estimada - com base nas informações da base de dados de solos - e da área correspondente de cada conjunto de dados. As estimativas de estoque de carbono obtidas – 36,60,36,30 e 34,65 Pg de C, respectivos a cada conjunto de dados - apresentam valores próximos entre si e compatíveis com a estimativa obtida em outro estudo. Porém uma análise mais detalhada dos resultados mostra que a base de dados disponível apresenta lacunas que impedem a estimativa robusta do estoque de carbono dos solos do Brasil considerando a distribuição das classes de solos em todos os biomas do território nacional e os diferentes tipos de uso do solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCarbono no solo
dc.subjectEstoque de carbono
dc.subjectSIGSOLOS
dc.titleEstoque de carbono nos solos do Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCarbono
dc.subject.nalthesaurusCarbon
riaa.ainfo.id339320
riaa.ainfo.lastupdate2024-03-11
dc.contributor.institutionELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE ALMEIDA MACH, CNPAF; IURI BARROSO DE MOURA, UNIVERSIDADE FEDRAL DO RIO DE JANEIRO; CAROLINA XAVIER DE LIMA; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
cbcs-2007-fidalgo.pdf550,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace