Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339326
Título: Estimativa da produção de sedimentos em bacias hidrográficas a partir do modelo USLE e do índice de transferência de sedimentos (SDR): o caso das bacias de Santa Maria e de Cambiocó, região noroeste do estado do Rio de Janeiro.
Autoria: ZARONI, M. J.
FERNANDES, N. F.
MACEDO, J. R. de
FORNELOS, L. F.
Afiliação: MARIA JOSE ZARONI, CNPS; NELSON FERREIRA FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS; LEONARDO FRANKLIN FORNELOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Este estudo teve como objetivo principal estimar a produção de sedimentos em duas bacias hidrográficas: Santa Maria e Cambiocó, localizadas no município de São José de Ubá, região noroeste do Estado do Rio de Janeiro, utilizando o modelo preditivo de erosão (USLE) associado ao índice de transferência de sedimentos (SDR) com o auxílio de Sistemas de Informação Geográficas (SIGS). A estimativa de perdas de solo foi realizada por meio do modelo USLE e a produção de sedimentos, a partir do índice de transferência de sedimentos ou sediment delivery ratio (SDR) pelo método proposto pelo Forest Service [1]. As estimativas de perdas de solo foram de 809,65 Mg. ha-1. ano-1 na Bacia de Santa Maria e 1534,5 Mg. ha-1. ano-1 na Bacia de Cambiocó. Com um índice de SDR de 0,12 para as duas bacias, a produção de sedimentos estimada foi de 69.857 Mg. ha-1. ano-1g na Bacia de Santa Maria e 16.742 Mg. ha-1. ano-1 na Bacia de Cambiocó. O uso do modelo USLE associado ao índice SDR obtido pelo método proposto pelo Forest Service [1] permitiu uma análise qualitativa mais eficiente das áreas quanto ao potencial erosivo. Inserido no projeto “Gestão Participativa da Sub-bacia do Rio São Domingos”, RJ/GEPARMBH Embrapa [2], os resultados deste trabalho podem contribuir para o gerenciamento das ações mitigadoras do processo erosivo em bacias hidrográficas.
Thesagro: Sedimento
Bacia Hidrográfica
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Estimativa-da-producao-de-sedimentos-em-bacias-hidrograficas-2007.pdf489,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace