Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339339
Título: Zoneamento agroecológico para milho safrinha (Zea mays) no município de Bonito (MS).
Autoria: CARVALHO JUNIOR, W. de
AMARAL, F. C. S. do
PEREIRA, N. R.
SILVA, E. F. da
AGLIO, M. L. D.
GONÇALVES, A. O.
LOPES, C. H.
AMORIM, A. M.
TAKAGI, J. S.
Afiliação: WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; FERNANDO CEZAR SARAIVA DO AMARAL, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; ENIO FRAGA DA SILVA, CNPS; MARIO LUIZ DIAMANTE AGLIO, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; C. H. LOPES, SEPROTUR; A. M. AMORIM, SEPROTUR; J. S. TAKAGI, SEPROTUR.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O estudo tem por objetivo possibilitar o conhecimento da potencialidade das terras do município de Bonito (MS) para a cultura do milho safrinha, para fins de planejamento agrícola e uso da terra. Utilizou-se para tal fim a base cartográfica da DSG, dados climáticos, o mapa de reconhecimento de alta intensidade dos solos do município e as áreas especiais, todos em escala 1:100.000. Toda a base de dados foi construída utilizando-se os softwares de geoprocessamento ArcMap 9.0, ArcInfo 9.0 e ArcView 3.2. A avaliação climática foi realizada pela criação de modelos de risco de geadas associados ao modelo digital de elevação, além do balanço hídrico local. Os atributos de solo avaliados dizem respeito aos aspectos de relevo, drenabilidade, fertilidade, erodibilidade e número de meses secos no solo por ano e sua época de ocorrência. A avaliação mostrou que o município possui 290.644 ha indicados ao plantio do milho safrinha, o que equivale a 59% do município. As áreas consideradas como de preservação permanente somam 17.951 ha, devendo ficar fora dos processos produtivos. Áreas não indicadas para o plantio, pertencentes às classes de avaliação Marginal e Inapta, somam 158.144 ha, equivalente à 33% do município. Observa-se a partir dos resultados e dos dados de produção agrícola municipal do IBGE (2006), que o município possui um potencial para aumentar a área plantada com milho safrinha, já que em 2005, apenas 4.500 ha foram utilizados para esta cultura.
Thesagro: Milho
Palavras-chave: Zoneamento agroecológico
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Zoneamento-agroecologico-para-milho-safrinha-2007.pdf999,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace