Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339381
Título: Manejo de solo compactado em cultivo irrigado de videira de mesa no Vale do São Francisco.
Autoria: RIBEIRO, F. N.
CHAVES, V. C.
MENDONÇA, C. E. S.
FERREIRA, G. B.
SILVA, M. S. L. da
CUNHA, T. J. F.
Afiliação: FABIANO NERI RIBEIRO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; VANESSA CARINE CHAVES, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; CLÁUDIO EVANGELISTA SANTOS MENDONÇA, BOLSISTA CNPq; GIZELIA BARBOSA FERREIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O Vale do São do Francisco (VSF) caracteriza-se pela produção contínua e intensiva de frutas, devido à disponibilidade heliotérmica que permite mais de uma colheita por ano. Como consequência, dessa produção intensiva, tem-se o uso contínuo de máquinas e implementos que contribuem com o processo de adensamento e/ou compactação, que ocorrem em 80% dos solos da região provocando redução da produtividade. Neste contexto, esse estudo teve como objetivo avaliar o efeito de sistemas de manejo com utilização de incorporação de matéria orgânica e gesso agrícola na recuperação de solos adensados e/ou compactados, em cultivos irrigados de uva de mesa. O estudo foi conduzido em área de viticultor no perímetro irrigado do Vale do São Francisco, zona semiárida da região Nordeste do Brasil, município de Petrolina, Estado de Pernambuco. Foram estudados seis tratamentos: S1 - aração profunda (sulco lateral) + composto; S2 - aração profunda (sulco lateral) + mamona + girassol; S3 - aração profunda (sulco lateral) + sorgo; S4 - subsolagem + bagaço de cana-de-açúcar injetada pelo bico do subsolador; S5 – aração profunda (sulco lateral) + gesso agrícola + sorgo; S6 – testemunha (sistema adotado pelo produtor). Os efeitos dos tratamentos foram avaliados através da alteração das características do solo (física, química, mineralógica e micromorfológica), produção e produtividade, qualidade do fruto. Os resultados demonstraram que o solo em estudo possui baixa fertilidade com sérias restrições físicas. Micromorfologicamente a compactação subsuperficial desse solo estar ligada aos processos de eluviação de argila e ferro. Após dois anos de estudo os atributos do solo mostram tendência de melhoria com os tratamentos que receberam adição de matéria orgânica. É recomendado continuar os estudos por um intervalo de tempo maior, de no mínimo cinco anos, para se detectar efetivamente alterações nos atributos físicos do solo.
Thesagro: Manejo do Solo
Recuperação do Solo
Compactação do Solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Manejo-de-solo-compactado-em-cultivo-irrigado-2007.pdf52,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace