Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339751
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BALIEIRO, F. de C.
ALVES, B. J. R.
PEREIRA, M. G.
FARIA, S. M. de
FRANCO, A. A.
CAMPELLO, E. F. C.
Additional Information: FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; BRUNO JOSE RODRIGUES ALVES, CNPAB; Marcos Gervásio Pereira, UFRRJ; SERGIO MIANA DE FARIA, CNPAB; Avílio Antônio Franco, CNPAB; EDUARDO FRANCIA CARNEIRO CAMPELLO, CNPAB.
Title: Biological nitrogen fixation and nutrient release from litter of the guachapele leguminous tree under pure and mixed plantation with eucalyptus.
Publisher: Cerne, Lavras, v. 14, n. 3, p. 185-193, jul./set. 2008.
Language: en
Notes: Título em português: Fixação biológica de nitrogênio e liberação de nutrientes de folhas da serapilheira da leguminosa guachapele em plantio puro consorciado com eucalipto.
Keywords: Decomposição de serapilheira
Abundância natural de N15
Ciclagem de nutrientes.
Description: A Pseudosamanea guachapele (guachapele), leguminosa arbórea fixadora de nitrogênio, é uma alternativa para plantios florestais mistos nos trópicos. Como são escassas as informações sobre a espécie em plantios mistos de eucalipto em condições edafoclimáticas brasileiras, foi conduzido um experimento no qual objetivou-se avaliar a contribuição da fixação biológica de nitrogênio para a guachapele e a velocidade de decomposição e de liberação de nutrientes de folhas senescentes de eucalipto e guachapele (oriundas dos plantios puros e consorciado). A porcentagem de N derivado da atmosfera (% Ndfa) foi estimada comparando-se a abundância natural de 15N ( 15N, ) nos tecidos da guachapele com a observada nos tecidos do Eucalyptus grandis, espécie não fixadora, ambas com sete anos de idade. A constante de decomposição (k) e a meia-vida (t1/2) de serapilheira foram estimadas utilizando-se o modelo exponencial aplicado aos dados oriundos de coletas de litterbags. A estimativa da %Ndfa para guachapele, em condições de plantio puro, variou de 17 a 36%, enquanto que, em condições de plantio consorciado, foi de 35 a 60 %. A concentração de N nas folhas senescentes estava positivamente relacionada com a taxa de decomposição, sendo essa decrescente da guachapele para o eucalipto. A t1/2 dos resíduos diferiu significativamente (p < 0.05), sendo de 148, 185 e 218 dias para as folhas de guachapele, mistura das duas espécies e eucalipto, respectivamente. A liberação dos nutrientes (principalmente N, K e Mg) das folhas seguiu a mesma ordem da t1/2 devido à qualidade inicial das mesmas. Os resultados indicam que a guachapele pode beneficiar o plantio misto pela adição de N e por meio da intensificação da decomposição da serapilheira.
Thesagro: Eucalyptus Grandis.
NAL Thesaurus: Pseudosamanea guachapele.
Data Created: 2008-12-10
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2458751PB.pdf920,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace