Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339772
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BALIEIRO, F. de C.
MOREIRA, M. de C.
FERREIRA, F. P. de M.
FIGUEIREDO, L. C.
KASSAU, C. E.
CLÓVIS JÚNIOR, H.
TURETTA, A. P.
PRADO, R. B.
Additional Information: FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; Mariana de Castro Moreira, Espaço Compartilharte; Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Espaço Compartilharte; Lídia Christina Figueiredo, UFRRJ; Carlos Eduardo Kassau, Universidade Santa Úrsula; Hamilton Clóvis Júnior, UFF; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS.
Title: Neutralização dos gases de efeito estufa (GEE) gerados pela XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Mata Atlântica
sistemas agroflorestais.
Description: Ações voluntárias de neutralização das emissões de GEE por atividades antrópicas devem ser incentivadas. Dentro desse contexto, membros da comissão organizadora da XVII RBMCSA apresentam proposta de revegetação como estratégia de sequestro do C emitido pelo evento. Usando o valor de 48,1 Mg de CO2eq. emitidos e a taxa de acumulação média de C na biomassa de tronco de 4 Mg ha-1 ano-1 estimou-se que serão necessários 4 anos para neutralização do C emitido, para um plantio em área de 5.000 m2. As ONGs Espaço Compartilharte e a RIOESBA são parceiras nesse projeto que propõem doar e distribuir as mudas no município de Teresópolis (região Serrana do Estado do Rio de Janeiro), para produtores rurais e escolas, promovendo, com isso, o incentivo ao reflorestamento e conservação de Áreas de Preservação Permanente e atividades agroflorestais. Desta forma, espera concretizar a neutralização dos GEE da XVII Reunião Brasileira e Manejo e Conservação do Solo e da Água.
Thesagro: Desenvolvimento Sustentável.
Data Created: 2009-02-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trab4998284.pdf113,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace