Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339830
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CUNHA, T. J. F.
SILVA, D. J.
PETRERE, V. G.
SILVA, A. F.
SILVA, M. S. L. da
Additional Information: TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; DAVI JOSE SILVA, CPATSA; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; Alineaurea Florentino Silva, Embrapa Semi - árido; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS.
Title: Alterações nas características químicas de um Argissolo acinzentado decorrente da aplicação de compostos ogânicos.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: semi-árido.
Description: Práticas de manejo do solo afetam as suas propriedades e como a fertilidade dos solos depende da quantidade e qualidade da sua matéria orgânica, é muito provável que mudanças causadas pelas práticas de manejo afetem diretamente a fertilidade dos mesmos. Este trabalho teve como objetivo avaliar as alterações nas propriedades químicas de um Argissolo Acinzentado em função da aplicação de compostos orgânicos em sistema orgânico de produção de melão. O estudo foi realizado no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho em Petrolina -PE em um Argissolo Acinzentado. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com 4 repetições. Os tratamentos constaram da aplicação, no sulco de plantio, de cinco compostos orgânicos (C.O.) preparados com diferentes tipos de resíduos. Foram avaliadas as propriedades químicas em dois períodos: tempo um (um ano após a implantação do experimento) e tempo dois (dois anos após a implantação do experimento), comparados ao tempo zero (antes da implantação do experimento). A adição de compostos promoveu melhorias na qualidade química do solo que foram evidenciadas por aumentos na maioria das características de fertilidade observadas, demonstrando a importância do uso sustentável do solo com a adição de compostos orgânicos.
Thesagro: Agricultura Orgânica
Fertilidade.
Year: 2009-02-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trab776331.pdf89,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace