Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/349186
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEREIRA, L. A.
NAZARÉ, P. M. C.
SEVERINO, W. M. de S.
SILVA, T. M. da
QUEIROZ, J. A. L. de
CARVALHO, A. C. A. de
SENA, K. S.
Additional Information: LUCIANO ARAÚJO PEREIRA, IEPA; JOSE ANTONIO LEITE DE QUEIROZ, CPAF-AP; ANTONIO CLAUDIO ALMEIDA DE CARVALHO, CPAF-AP.
Title: O conhecimento local e o potencial de coleta de lianas produtoras de fibras nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Porto Grande/AP, com ênfase ao cipó-tititca (Heteropsis spp - Araceae).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 6., 2006, Campos dos Goytacazes. Bases científicas para o desenvolvimento sustentável. Campo de Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Salvador: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2006.
Language: pt_BR
Keywords: Cipó-titica
Amapá.
Description: O cipó é a matéria prima mais utilizada pelos artesãos na fabricação de móveis e artesanato, tanto no Amapá, como em outros estados brasileiros. O Objetivo foi verificar a freqüência de planta da família Araceae com potencial de produção de fibras e entrevistas com artesãos, agroextratores, extratores, comunitários e estudante sobre o nível de conhecimento da comunidade envolvida sobre o manejo de cipós naquela região. Verificou-se que existem 7 espécies que os coletores denominam popularmente de cipó-titica, a saber: Heteropsis steyermarkii, H. salicifolia, H. tenuispadix, spruceana, H. mellinonii, H. linearis e H. flexuosa, sendo esta, a espécie com o maior índice de ocorrência no levantamento. Das 984 plantas da família Araceae inventariadas, 32.24% eram de plantas produtoras de fibras denominadas de cipó-titica. Em relação à quantidade de cipó coletado, 71.42% dos entrevistados afirmaram que chegam a coletar mais de 50 kg/dia, e 222% afirmaram que essa coleta, feita durante todo ano. É necessário observar a época de corte da liana, para se pensar na viabilidade do manejo. para a manutenção de indivíduos jovens, garantindo assim, a recuperação das espécies no período em que ocorre o déficit hídrico.
Thesagro: Manejo
Fibra Vegetal.
Data Created: 2008-03-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AP2006conhecimentolocalpotencialcoletacipotitica.pdf3,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace