Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/35859
Título: Limitação do requerimento microbiano em energia metabolizável fermentável ou proteína degradável na suplementação do pasto de inverno de vacas da Raça Canchim.
Autoria: BRITO, R. M. de
SAMPAIO, A. A. M.
CRUZ, G. M. D.
ALENCAR, M. M. de
BARBOSA, P. F.
BARBOSA, R. T.
Afiliação: RODOLFO MARQUES DE BRITO, UNESP; ALEXANDRE AMSTALDEN MORAES SAMPAIO, UNESP; GERALDO MARIA DA CRUZ, CPPSE; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; PEDRO FRANKLIN BARBOSA, CPPSE; ROGERIO TAVEIRA BARBOSA, CPPSE.
Ano de publicação: 2002
Referência: Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.31, n.1, p.112-118, 2002.
Conteúdo: Foram utilizadas 30 vacas gestantes da raça Canchim, mantidas em sistema de pastejo rotativo intensivo de capim-marandu, que receberam suplemento alimentar para manutenção de peso corporal durante a estação seca. Para avaliar as recomendações do Agricultural and Food Research Council, quanto ao fornecimento de substrato dietético para o crescimento da microbiota ruminal, os animais foram distribuídos em um delineamento inteiramente ao acaso (três tratamentos x dez repetições), de acordo com os seguintes tratamentos: controle (sem restrição do requerimento microbiano de proteína degradável e energia fermentável); restrição do requerimento microbiano de proteína degradável; e restrição do requerimento microbiano de energia metabolizável fermentável. Os suplementos foram compostos com silagem de milho, milho moído e soja integral, cujas quantidades predeterminadas foram fornecidas aos animais diariamente às 10 h. O período de avaliação teve duração de 192 dias, durante o qual foram efetuadas pesagens dos animais no início/término de cada um dos quatro subperíodos experimentais estabelecidos. A avaliação dos resultados indicou que não houve diferença no desempenho dos animais que receberam os diferentes suplementos com médias de ganho de peso corporal de 0,18; 0,02; e 0,12 kg/cab/dia para os respectivos tratamentos descritos. Concluiu-se que a limitação do crescimento da microbiota ruminal por meio da redução dos aportes de energia fermentável ou proteína degradável não interferiu no desempenho de vacas Canchim durante o período seco.
Thesagro: Gado Canchim
Gado de Corte
NAL Thesaurus: dry season
Palavras-chave: Estação seca
Suplementação em pastagem
Vacas
Cow
Pasture suplementation
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.1590/S1516-35982002000100013
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LimitacaoRequerimentoMicrobiano.pdf178,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace