Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/386503
Título: Mobilização de fósforo e crescimento de leguminosas submetidas a diferentes níveis de adubação com fosfato de rocha.
Autoria: SOUZA, C. M. de A.
Afiliação: CLEO MARCELO DE ARAUJO SOUZA, CPATU.
Ano de publicação: 2006
Referência: 2006.
Páginas: 77 f.
Conteúdo: A adubação verde é uma prática de manejo ecológico do solo que visa tentar restabelecer as condições originais de fertilidade de ambientes degradados. As espécies mais utilizadas para este fim são as leguminosas, devido a sua associação com bactérias fixadoras de nitrogênio. Algumas leguminosas utilizadas como adubos verdes podem solubilizar o P orgânico. Isto não só afeta positivamente na maior disponibilidade de N, mas também de P. Diante do exposto, este trabalho teve o objetivo de avaliar o potencial de quatro espécies de leguminosas [Mucuna aterrima (Mucuna Preta), Cajanus cajan (Feijão Guandu), Crotalaria juncea (Crotalária) e Puerária phaseoloides (kudzu Tropical)] em mobilizar o P orgânico por meio de adubação com fosfato natural de difícil solubilização e utilizar este P para seu crescimento, com vistas a disponibilizar este P absorvido à culturas posteriores. O experimento foi conduzido no período de 30 (trinta) dias, em casa de vegetação situada na Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará. Foram testados cinco níveis de adubação utilizando fosfato natural do Marrocos (0 kg.ha-1, 46 kg.ha-1, 92 kg.ha-1, 183 kg.ha-1 e 366 kg.ha-1) para cada espécie estudada. O sustrato utilizado foi uma mistura de latossolo amarelo distrófico (0 – 20 cm), areia lavada e argila (horizonte B) na proporção de 2:1:1 (v:v:v). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado e analisados segundo esquema fatorial 4 (espécies) x 5 (níveis de adubação). Foram avaliadas as biomassas aéreas e radicular; as taxas de crescimento relativo e assimilatória líquida; os teores de macronutrientes foliares; volume total de raíz, taxa de colonização por FMA; fosfatase ácida da rizosfera; teores de macronutrientes do substrato; teores de fósforo disponível, orgânico e total do substrato; teores de carbono e fósforo da biomassa microbiana e quantificação de esporos de fungos micorrízicos indígenas. A espécie que produziu mais biomassa foi a Mucuna aterrima e as que mais acumularam nitrogênio foliar foram as espécies Crotalaria juncea, Pueraria phaseoloides e Cajanus cajan; As espécies Cajanus cajan, Crotalaria juncea e Pueraria phaseoloides foram mais eficientes na associação com fungos micorrízicos indígenas; foram mais sensíveis a deficiência de fósforo; induziram maior atividade da fosfatase ácida pela rizosfera; obtiveram as melhores taxas assimilatórias líquidas em resposta à adubação com fosfato natural, o que acarretou no aumento da matéria seca em relação à biomassa inicial; apresentaram maior eficiência na solubilização e na absorção de P e de macronutrientes essenciais, sendo as espécies mais indicadas para a melhoria da fertilidade e da qualidade do solo de áreas degradadas e de cultivo tradicional intensivo do que a espécie Mucuna aterrima.
Thesagro: Cânhamo da Índia
Fertilidade do Solo
Fosfato
Fosfato de Rocha
Guandu
Leguminosa
Kudzu
Mucuna Preta
Solubilização
Notas: Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, PA. Orientador: Claudio José Reis de Carvalho, Embrapa Amazônia Oriental.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoCleo.pdf676,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace