Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/389084
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: FERREIRA, M. do S. G.
Additional Information: MARIA DO SOCORRO GONCALVES FERREIRA, CPATU.
Title: Bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) em florestas secundárias: possibilidades para o desenvolvimento sustentável no Nordeste Paraense.
Publisher: 2008.
Language: pt_BR
Notes: Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília, Brasília, DF. Orientador: Jean François Tourrand.
Keywords: Recursos Florestais
Manejo florestal
Pará
Brasil
Description: O objetivo deste estudo é contribuir para o aumento do conhecimento sobre manejo da vegetação que cresce espontaneamente após o cultivo agrícola (vegetação secundária), com vistas a favorecer a espécie Platonia insignis Mart. (bacurizeiro), na perspectiva do desenvolvimento sustentável local. Buscou-se estabelecer critérios para o manejo, com enfoque na abundante regeneração natural, proveniente de rebrotações de raízes e troncos, após o cultivo de roças, utilizando técnica de baixo custo e de pleno domínio dos agricultores, que é o desbaste de povoamentos, para diminuir a competição e, assim, aumentar a base deste recurso extrativo. Como procedimentos metodológicos para a seleção das áreas de estudo, lançou-se mão da relação estabelecida nas comunidades, resultado de dez anos de trabalho de pesquisa-ação na região Nordeste paraense. Foram instaladas áreas experimentais e inventários florísticos em seis comunidades rurais no município de Bragança e na ilha de Ipomonga em Curuçá e feito um levantamento, por meio de entrevistas às famílias agricultoras, que possuíam a espécie em suas propriedades e pessoas que participavam do processo de comercialização, em vários níveis. Foi realizada uma revisão teórica sobre o paradigma do desenvolvimento sustentável e do entendimento da atual situação dos recursos florestais e como este tema está inserido na discussão do desenvolvimento sustentável, até chegar à situação das florestas secundárias na Amazônia Em seguida, foi apresentada a espécie bacurizeiro em todos seus aspectos descritos e conhecidos. Os resultados da pesquisa de experimentação, como uma proposta para os sistemas de agricultura familiar, serviu de base para a discussão sobre a contribuição dessa prática ao desenvolvimento sustentável. Concluiu-se que o manejo da vegetação secundária com abundância dessa espécie é possível e viável para a realidade dos sistemas de produção familiar e certamente contribuirá de forma sustentável para a manutenção do sistema agrícola, se essa prática for acompanhada de ações públicas que a favoreça. A manutenção de áreas para produção de fruto, com aplicação de tratamentos silviculturais de fácil execução, contribuirá para a preservação do ambiente florestal que, além de proporcionar benefícios financeiros para as famílias rurais e colaborar na diversificação da dieta alimentar das famílias, também poderá promover benefícios gerais de ordem ambiental, comQ manter ciclos hidrológicos e seqüestro de carbono. O manejo das florestas secundárias COJll bacurizeiros pode contribuir para a sustentabilidade social, econômica e ambiental, assim como para a sustentabilidade espacial, ajudando na manuteção da população rural no campo.
Thesagro: Agricultura
Dendrometria
Desenvolvimento Rural
Desenvolvimento Sustentável
Exploração Florestal
Floresta Secundaria
Inventário Florestal
NAL Thesaurus: Amazonia
Data Created: 2009-08-26
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
33538431.pdf5.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace