Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/395108
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1999
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MELO, V. S. de
SÁ, T. D. de A.
MÖLLER, M. R. F.
Additional Information: VÂNIA SILVA DE MELO, MESTRANDA FCAP; TATIANA DEANE DE ABREU SA, CPATU; MARIA REGINA FREIRE MOLLER, CPATU.
Title: Chuva escorrida pelo caule em floresta primaria explorada seletivamente, no nordeste do Pará: aspectos qualitativos e quantitativos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 11.; REUNIÃO LATINO AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2., 1999, Florianópolis. Programa e resumo de anais. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 1999.
Pages: p. 505.
Language: pt_BR
Notes: Disponível o artigo completo no CD.
Keywords: Água de chuva
Floresta primaria
Benevides
Pará
Brasil
Rainwater
Description: Foi enfocada a contribuição da água escorrida pelo caule (CE) à chuva efetiva, em floresta primária explorada, em Benevides, PA. CE foi quantificada de 1993 a 1997 mediante coletores construídos com espuma de silicone, acoplados por tubos a recipientes plásticos. De 1993 a 1995 o monitoramento de CE se restringiu a 12 árvores. A chuva bruta (CB) foi monitorada com 12 coletores fixos, instalados em área livre de obstáculos. CE foi quantificada diariamente, e uma vez por mês, foram coletadas amostras para análise química dos elementos K+, Ca2+, Mg2+, Na+, Ntotal, PO43-, SO42- e determinação de pH. A média de CE foi de 0,28% (±0,02). CE foi influenciada positiva e exponencialmente por CB (CE = 0,0008 CB1,4808). Metade das árvores amostradas, exibiram comportamento similar quanto a CE. A contribuição relativa de indivíduos a CE não diferiu, considerando eventos de chuva de diferentes intensidades. A quantidade de nutrientes em CE decresceu na seguinte ordem: K+ > Na+ > Ca2+ > N-t > SO4-2 > Mg2+ > PO4 -3, sendo a entrada de nutrientes maior no início da época chuvosa. A distribuição e a intensidade de chuva não parecem influenciar marcantemente o pH de CE.
Thesagro: Chuva
Nutriente
NAL Thesaurus: Amazonia
nutrients
rain
virgin forests
Data Created: 1999-11-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Chuvaescorridapelocaule.pdf325,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ANAIS112061211.pdf21,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace