Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/395165
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 1999
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CONTO, A. J. de
GALVÃO, E. U. P.
HOMMA, A. K. O.
CARVALHO, R. de A.
FERREIRA, C. A. P.
OLIVEIRA, R. F. de
MENEZES, A. J. E. A. de
Additional Information: ANTONIO JOSÉ DE CONTO, CPATU; EXPEDITO UBIRAJARA PEIXOTO GALVÃO, CPATU; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; RUI DE AMORIM CARVALHO, CPATU; CELIO ARMANDO PALHETA FERREIRA, CPATU; RAIMUNDO FREIRE DE OLIVEIRA, CPATU; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU.
Title: A composição das rendas e despesas familiares em comunidades de pequenos agricultores no nordeste paraense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguaçu, PR. Anais. Brasília, DF: SOBER, 1999.
Pages: p. 183.
Language: pt_BR
Notes: Editado por Danilo R.D. Aguiar e J.B. Pinho. Publicado também o artigo completo no CD-ROM.
Keywords: Nordeste paraense
Brasil
Families
Description: Este estudo procurou analisar as rendas agrícolas e não agrícolas, despesas familiares e alguns indicadores de eficiência das propriedades, tendo como base propriedades de três Associações de produtores localizados na região do nordeste paraense. Para a análise da formação da renda foram coletados dados da produção, consumo e de comercialização dos produtor cultivados e extraídos da propriedade, ganhos monetários de membros da família fora da propriedade (renda não-agrícola) e as despesas para a manutenção da família (alimentação, saúde, transporte, etc). Os produtos de origem vegetal são os principais formadores da renda agrícola das propriedades, destacando-se a produção de farinha de mandioca e o feijão caupi. Entre os produtos de origem animal destaca-se os oriundos de aves, em especial o consumo familiar de ovos. Os produtos do extrativismo são mais relevantes entre as famílias com maior tradição na região, já habituadas a utilizarem produtos existentes no meio onde vivem. Como rendas não agrícolas destacam as aposentadorias. O consumo de alimentos adquiridos, foram equivalentes ao valor da produção produzida na propriedade e consumida pelas famílias em duas Associações e 2,3 vezes superior em uma. Como conclusão tem-se que: o acesso ao crédito subsidiado para a implantação de sistemas agroflorestais deve ser integrado ao sistema produtivo tradicional das propriedades para não causar um desequilíbrio na estrutura produtiva das mesmas; a posse da terra é um fator de grande importância para a viabilização da família como um todo e não somente da estrutura produtiva como propriedade rural; as rendas não agríicolas tem grande importância na sustentabilidade das propriedades; e a aquisição de alimentos pode superar o potencial de auto consumo familiar.
Thesagro: Agricultura Familiar
Consumo Alimentar
Família
Renda Familiar
NAL Thesaurus: Amazonia
family farms
farm income
food consumption
Year: 2000-03-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trab207.pdf39,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace