Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403415
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPOKORNY, B.
dc.contributor.authorSABOGAL, C.
dc.contributor.authorPRABHU, R.
dc.contributor.authorSILVA, J. N. M.
dc.date.accessioned2018-05-04T00:40:19Z-
dc.date.available2018-05-04T00:40:19Z-
dc.date.created2003-07-23
dc.date.issued2002
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA IUFRO, 2000, Belém, PA. Manejo integrado de florestas úmidas neotropicais por indústrias e comunidades: aplicando resultados de pesquisa, envolvendo atores e definindo políticas públicas. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental: IUFRO, 2002.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403415-
dc.descriptionO desenvolvimento de mecanismos de controle internos e externos das atividades das indústrias madeireiras contribuem essencialmente para a implementação efetiva de práticas de bom manejo. Sob o princípio de que a sustentabilidade é a chave mestre para um bom manejo florestal, os critérios e indicadores (C&I) constituem uma ferramenta ideal para avaliar a sustentabilidade através do desenvolvimento de sistemas simples e viáveis de monitoramento e auditoria. O desenvolvimento de C&I para uso em monitoramento e para auditoria foi um dos focos principais de uma pesquisa de um projeto demonstrativo na Amazônia Brasileira coordenado pela EMBRAPA Amazônia Oriental e pelo CIFOR. Quatro pontos foram reportados: (1) Definição de uma lista preliminar de C&I adaptados regionalmente em uma oficina internacional com peritos na área de manejo florestal; (2) Avaliação e refinamento desta lista por quatro grupos interdisciplinares (pesquisadores, agentes governamentais, grupo operacional e atores locais); (3) Desenvolvimento de protótipos de monitoramento e auditoria (incluindo recomendações de manejo) baseado na avaliação dos resultados, e (4) Validação dos instrumentos definidos através da aplicação supervisionada em diferentes empresas florestais e entidades de auditoria. Como parte deste processo, o teste de campo de um conjunto preliminar de C&I realizado pelos diferentes grupos de atores, confirmou a maior praticidade de C&I baseado no controle de atividades, assim como o potencial e a necessidade de métodos participativos no desenvolvimento do processo. Além disso, as análises confirmam que os trabalhos prático com sistemas de C&I terão que focalizar mais a níveis de verificadores. Os verificadores sociais e ecológicos precisam ser mais específicos e terão que ser desenvolvidos métodos mais práticos para sua avaliação. Para assegurar uma interpretação efetiva dos resultados do monitoramento e auditoria recomenda-se estrutura r os C&I em quatro categorias: existência e qualidade da documentação, implementação eficiente dos planos, impactos das atividades empresariais e condições externas para a sustentabilidade.
dc.formatil.
dc.language.isoengeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectManejo florestal
dc.subjectMonitoramento
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectCriterio e Indicador
dc.subjectBrasil
dc.subjectAuditoria
dc.titleIntroducing criteria and indicators for monitoring and auditing forest management in the Brazilian Amazon.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-05-04T00:40:19Zpt_BR
dc.subject.nalthesaurusAmazonia
dc.format.extent2p. 390-409.
riaa.ainfo.id403415
riaa.ainfo.lastupdate2018-05-03
dc.contributor.institutionBENNO POKORNY, CENTER FOR INTERNATIONAL FORESTRY RESEARCH
dc.contributor.institutionCESAR SABOGAL, CENTER FOR INTERNATIONAL FORESTRY RESEARCHeng
dc.contributor.institutionRAVI PRABHU, CENTER FOR INTERNATIONAL FORESTRY RESEARCHeng
dc.contributor.institutionJOSE NATALINO MACEDO SILVA, CPATU.eng
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Introducing.pdf626.57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace