Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/408902
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, E. M. de
OLIVEIRA, M. do S. P. de
FERREIRA, S. F.
Additional Information: Emanuelly Melo de Oliveira, graduanda UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; Silvaney Fonseca Ferreira, graduanda UFRA.
Title: Análise de dois métodos de quantificação de DNA em amostras de diferentes populações de açaizeiro.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS GRUPOS PET DO PARÁ, 3., 2008, Belém, PA. Ensino, pesquisa e extensão: 18 anos de experiência do Programa de Educação Tutorial na Amazônia. Belém, PA: UFPA, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: População vegetal.
Description: Em reações PCR faz-se necessário trabalhar com DNA de boa qualidade. E conhecer a eficiência de cada processo na análise de DNA, tais como a extração e a quantificação do DNA. A quantificação envolve a estimativa da concentração do DNA obtida, que depende do tipo e quantidade de amostra disponível. Dentre os métodos disponíveis para quantificação tem-se a eletroforese em gel de agarose, que permite a resolução de ácidos nuciéicos, um método comparativo, e a utilização do fluorímetro, um equipamento que trabalha com alterações nas caracteristicas de f1uorescência na presença de DNA, um método quantitativo. O objetivo deste trabalho foi analisar esses dois métodos na quantificação de amostras de DNA de açaizeiro verificando a eficácia e a praticidade. Foram extraídos DNA's de folíolos de 87 matrizes de açaizeiro de três populações. A concentração do DNA genômico foi estimada de duas formas: em gel de agarose a 1,0% utilizando a comparação do DNA total com três concentrações do DNA lambda (50, 100 e 200 ng/ IJL) e em fluorímetro, marca Hoefer DyNA Quant 200, por meio da média de duas ou três leituras, conforme a variação de 10% para mais ou para menos da amostra quantificada. O método mais eficaz foi escolhido através de estatística simples, envolvendo média, valores mínimos e máximos e coeficiente de variação para cada população e para amostra total. A quantificação na agarose detectou 87,76; 64,4 e 61,03 ng para as populações de Breves, São Sebastião da Boa Vista e BRS- Pa. A variação ficou entre O e 200ng. No f1uorímetro as quantificações foram 82,06; 82,24 e 49,85 ng para as populações de Breves, São Sebastião da Boa Vista e BRS-Pa. Ficando a variação entre 8 e 335,5ng. A análise desses métodos mostra que os dois métodos são considerados eficientes, sendo a agarose o método mas prático.
Thesagro: Açaí
DNA
Genética Vegetal.
NAL Thesaurus: Euterpe.
Data Created: 2009-03-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6022.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace