Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/409963
Título: Diversidade genética de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong. no baixo Rio São Francisco, por meio de marcadores RAPD.
Autoria: SANTANA, G. da C.
MANN, R. S.
FERREIRA, R. A.
GOIS, I. B.
OLIVEIRA, A. dos S.
BOARI, A. de J.
CARVALHO, S. V. A.
Afiliação: Georgea da Cruz Santana, graduanda UFS; Renata Silva Mann, UFS; Roberio Anastacio Ferreira, UFS; Itamara Bomfim Gois, graduanda UFS; Andrea dos Santos Oliveira, pós-graduanda UFLA; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU; Sheila Valeria Alvares Carvalho, pós-graduanda UFS.
Ano de publicação: 2008
Referência: Revista Árvore, Viçosa, v. 32, n. 3, p. 427-433, maio/jun. 2008.
Conteúdo: Enterolobium contortisiliquum Vell. Morong (Leguminosae-Mimosoideae) é uma espécie muito utilizada em programas de recuperação de matas ciliares no Baixo Rio São Francisco, devido ao seu rápido crescimento inicial. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de marcadores moleculares RAPD, a diversidade genética de oito indivíduos de uma população remanescente dessa espécie, visando contribuir para a definição de estratégias de coleta de sementes. Os indivíduos estão situados em uma área de 100 ha de mata ciliar do Baixo Rio São Francisco. Para a extração do DNA, pelo método CTAB 2%, foram utilizadas folhas tenras dos indivíduos. Testaram-se 20 oligonucleotídios de 10 bases de seqüência arbitrária, cujos produtos foram separados em gel de agarose 0,8%, submetidos à eletroforese horizontal, corados com brometo-de-etídio e visualizados em luz ultravioleta. A similaridade genética entre os indivíduos foi calculada pelo Coeficiente de Similaridade de Jaccard e a construção do dendrograma, realizada utilizando-se o método UPGMA. O valor médio de diversidade genética entre as matrizes foi de 49%, variando de 33 a 85%. Os indivíduos 6 e 7 apresentaram relativa proximidade genética (67%), não sendo indicado o plantio de suas mudas ou semeadura direta para recuperação de área ciliar em locais muito próximos. A partir dos resultados observados, podem-se desenvolver estratégias para a coleta de sementes e produção de mudas, auxiliando, assim, programas de restauração ambiental.
Palavras-chave: Recuperação de área degradada
Marcadores de DNA
Vegetação ciliar
Caráter de raridade
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a05v32n3.pdf120,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace