Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410241
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: KAMINSKI, P. E.
TONINI, H.
MOURÃO JUNIOR, M.
SCHWENGBER, L. A. M.
Additional Information: PAULO EMILIO KAMINSKI, CPAF-RR; HELIO TONINI, CPAF-RR; MOISES CORDEIRO MOURAO DE O JUNIOR, CPATU; Luís Augusto Melo Schwengber, graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Roraima.
Title: Biometria de frutos de Bertholletia excelsa H.B.K. em Roraima.
Publisher: In: SEMINÁRIO DO PROJETO KAMUKAIA MANEJO SUSTENTÁVEL DE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIREIROS NA AMAZÔNIA, 1., 2008, Rio Branco, AC. Anais... Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2008.
Pages: p. 45-52.
Language: pt_BR
Notes: Disponível também on-line.
Keywords: Roraima
Brasil.
Description: Atualmente inúmeros trabalhos têm demonstrado o potencial de mercado para produtos florestais não-madeireiros (PFNMs). Algumas espécies, como a castanheira (Bertholletia excelsa), possuem um mercado estabelecido, devido ao elevado valor da amêndoa, e são importantes para a transformação do modo de uso da terra na Amazônia. Os PFNM s permitem estabelecer um equilíbrio entre a segurança alimentar das populações, geração de emprego e renda e uso racional dos recursos naturais. Também são alternativas para reduzir o desmatamento e manter a floresta em pé. Embora a Floresta Amazônica apresente elevada diversidade biológica, o conhecimento sobre o potencial dessa diversidade e de seus produtos é ainda empírico e pouco difundido. Para o uso racional dessa diversidade é importante que o conhecimento tradicional esteja associado à pesquisa, ao comércio e à expansão do mercado para esses produtos. Segundo Vázquez-Yanes e Aréchiga (1996), a ampliação do conhecimento sobre espécies florestais é um requisito fundamental para a difusão e uso em plantios e em sistemas agroflorestais. A caracterização biométrica de frutos e sementes pode fornecer subsídios importantes para diferenciar espécies do mesmo gênero (CRUZ, 2005), populações de uma mesma espécie, ou a geração de ideótipos para uma espécie, permitindo a determinação de características chaves relacionadas a um caráter de importância econômica (LEAKEY et al., 2000). Estas informações são pré-requisitos essenciais para a seleção de germoplasma e o estabelecimento dos programas de pré-melhoramento que visam incorporar espécies nativas em plantios comerciais. O objetivo do presente trabalho foi estudar as características biométricas do fruto e da semente de duas populações de castanheira visando caracterizar as populações quanto a estes parâmetros e avaliar a possibilidade de usar estas características para diferenciá-las.
Thesagro: Bertholletia Excelsa
Castanha
Desenvolvimento Sustentável
Produção Florestal
Recurso Natural.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2009-04-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kamukaia1.pdf824,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace