Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410265
Título: Utilização de fungos micorrízicos arbusculares como indicadores biológicos de alteração do solo na agricultura de derruba-e-queima na Amazônia.
Autoria: MAIA, R. da S.
CARVALHO, C. J. R. de
SOUZA, C. M. de A.
FREITAS, J. F. B. de
VASCONCELOS, S. S.
Afiliação: Rodrigo da Silva Maia, Mestrando em Ciências Ambientais Universidade Federal do Pará; CLAUDIO JOSE REIS DE CARVALHO, CPATU; Cleo Marcelo de Araújo Souza, Mestrando em Ciências Ambientais Universidade Federal do Pará; Jorge Fernando Barros de Freitas, Mestrando em Ciências Ambientais Universidade Federal do Pará; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONFERÊNCIA DO SUBPROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SPC&T FASE II/PPG7, 2008, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: CNPq, 2009.
Páginas: p. 446-451.
Conteúdo: Bioindicadores representam espécies ou grupos taxonômicos superiores com características como densidade populacional, dispersão e sucesso reprodutivo, que podem ser usadas como índice para outros atributos ecossistêmicos mais difíceis ou caros de mensurar (LANDRE et al., 1988). A grande maioria dos estudos do uso sustentável da biodiversidade tem sido focada em macrorganismos (mamíferos, aves, peixes e plantas). No entanto, existem poucos estudos sobre microorganismos, apesar de representarem cerca de 90% das espécies da Terra, além do seu papel fundamental no funcionamento de ecossistemas (CANHOS et al., 1998). Dentre os microorganismos importantes para o ecossistema terrestre, destacamse os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), que são essenciais para a absorção de nutrientes do solo pelas plantas, com as quais realizam associações simbióticas. Os FMAs desempenham um papel fundamental na nutrição do vegetal, principalmente em solos de baixa fertilidade. O uso recorrente de queimadas como método de preparo menos oneroso do solo na agricultura familiar e limpeza de pastagens na Amazônia resulta em uma grande alteração do ecossistema, causando impactos para a biodiversidade do solo. Resultados anteriores mostraram que a densidade de esporos de fungos micorrízicos e o número de colonizações nas plantas por arbúsculos e hifas podem ser indicadores da intensidade de uso nos sistemas mais comuns da região. Sabe-se também que diferentes formas e intensidades de usos da terra têm um impacto significativo sobre a população e a composição da macro, meso e microfauna dos solos tropicais. Neste trabalho pretendeu-se avaliar (a) o potencial do 447 uso de fungos micorrízicos como indicador biológico eficaz da alteração do solo em áreas sob corte/queima e corte/trituração e (b) a resposta das micorrizas à sazonalidade da precipitação pluviométrica.
Thesagro: Agricultura
Biodiversidade
Desenvolvimento Sustentável
Deterioração do Solo
Fungo
NAL Thesaurus: Amazonia
Palavras-chave: Microorganismo
Brasil
ISBN: 978-85-7028-021-3
Notas: Disponível também em CD-ROM (CD 00173).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
40997.pdf419,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace