Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/426320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGONDIM. R. S.
dc.contributor.authorARAÚJO, R. C. P. de
dc.contributor.authorTEIXEIRA, A. dos S.
dc.date.accessioned2026-07-15T22:04:30Z-
dc.date.available2026-07-15T22:04:30Z-
dc.date.created2008-01-10
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 17., 2007, São Paulo, SP. Anais... São Paulo: ABRH, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/426320-
dc.descriptionForam consideradas todas as areas de irrigacão difusa e perímetros irrigados que captam agua diretamente no rio, abrangendo um trecho de 160 km do baixo Jaguaribe. Ceará. O objetivo do presente trabalho foi propor e analisar indicadores de decisão para alocação de agua para a agricultura irrigada, considerando-se a variabilidade das necessidades hidricas das diversas espécies cultivadas ao longo do tempo e espaço, bem como os respectivos benefícios gerados. Foram utilizados como indicadores de decisao para mensurar produtividade da agua: producao fisica por unidade de agua (kg.m'3); valor bmto de produção médio por unidade de zigua (VBP. ma); valor líquido da producao por unidade de agua (VLP.m'3). Em termos de producao fisica por volume de agua aplicado (kg.m'3), a cultura mais eficiente foi melancia, seguida pelo tomate, melao, banana e pimenta, respectivamente. Ja considerando-se os beneficios gerados (VLP.m'3), a cultura de maior destaque foi a cana, seguida pela pimenta. Os indicadores de decisão propostos sao dinamicos, sujeitos aos métodos de irrigagação utilizados em cada cultura e as variações de preços dos produtos. No entanto podem funcionar como poderosa ferramenta de decisao na alocação de agua de irrigação numa situação de escassez.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRecursos hídricos
dc.subjectCritérios
dc.subjectEficiência
dc.titleIndicadores de decisão para alocação da água de irrigação no Baixo Jaguaribe, Ceará.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id426320
riaa.ainfo.lastupdate2026-07-15
dc.contributor.institutionRubens Sonsol Gondim, CNPAT; Rogério César Pereira de Araújo, UFC; Adunias dos Santos Teixeira, UFC.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SP-4044.pdf6,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace