Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/426571
Título: Quantificação de compostos bioativos em diferentes progênies de açaizeiro.
Autoria: SOUZA, M. C. de
ALVES, R. E.
BRITO, E. S. de
FIGUEIREDO, R. W. de
MOURA, C. F. H.
RUFINO, M. do S. M.
MAIA, G. A.
Afiliação: MARCELA COELHO DE SOUZA, UFC; RICARDO ELESBAO ALVES, CNPAT; EDY SOUSA DE BRITO, CNPAT; RAIMUNDO WILANE DE FIGUEIREDO, UFC; CARLOS FARLEY HERBSTER MOURA, CNPAT; MARIA DO SOCORRO MOURA RUFINO; GERALDO ARRAES MAIA, UFC.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA, 2., 2007, Viçosa, MG. Palestras e resumos […]. Viçosa, MG: UFV, 2007. Tema: Frutas, hortaliças e flores,
Páginas: p. 241.
Conteúdo: As frutas vêm ganhando notoriedade no mercado por serem fontes de compostos bioativos que contribuem para uma alimentação saudável. Dentre essas substâncias incluem as antocianinas, carotenóides e clorofila que são os principais pigmentos presentes nas frutas que possuem propriedades funcionais capazes de combater várias doenças. Nesse aspecto o açaí (Euterpe oleracea Mart) vem sendo alvo de inúmeras pesquisas devido principalmente as antocianinas responsáveis pela sua coloração roxa. Desta forma, este trabalho objetivou quantificar compostos bioativos presentes em frutos de diferentes progênies de açaizeiro. Foram colhidos frutos de oito progênies de açaí oriundas do Campo Experimental do Curu, em Paraipaba. CE, pertencente à Embrapa Agroindústria Tropical. As progênies selecionadas estão identificadas como: P032-5, P034-3, P048-8, P049-6, P072-1, P064-8, P131-3 e P308-2. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fisiologia e Tecnologia Pós-Colheita da Embrapa Agroindústria Tropical, onde os frutos foram despolpados manualmente com adição de água. As avaliações feitas foram quanto ao teor de antocianinas, carotenóides e clorofila. Para todas as análises houve diferença estatística significativa (p<0,05), apresentando variações entre as progênies. Em relação às antocianinas, a média geral foi de 108,9 mg/ 100g, destacando-se com maior teor as progênies P131-3 (143,62 mg/100g) e P034-3 (134,71 mg/100g). Os valores para carotenóides variaram de 3,88 mg/100g a 6,23 mg/100g, destacando-se as progênies P034-3 e P064-8 ambas com valores de 6,23 mg/100g. Quanto ao teor de clorofila a média obtida foi de 26,47 mg/100g, destacando a progênie P034-3 (34,73 mg/100g). Os resultados obtidos neste trabalho foram bastante expressivos, demonstrando que o açaí não é rico apenas em antocianinas, mas também é uma boa fonte de clorofila e carotenóides.
Thesagro: Açaí
Palavras-chave: Compostos bioativos
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quantificacao-de-compostos-bioativos-em-diferentes-progenies-de-acaizeiro-2007.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace