Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/426626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, A. C. P. P. de
dc.contributor.authorVIEIRA, C. F.
dc.contributor.authorBARBOSA, F. de S.
dc.contributor.authorMORAIS, J. P. S.
dc.date.accessioned2026-06-23T17:48:35Z-
dc.date.available2026-06-23T17:48:35Z-
dc.date.created2007-10-23
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 3.; CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 16., 2007, Goiania. Resumos... Goiania: Universidade Federal de Goiás, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/426626-
dc.descriptionUm dos fatores limitantes na expansão da cultura do abacaxi ornamental é a disponibilidade de mudas, em quantidade e qualidade. A micropropagação permite obter maior taxa de multiplicação e garantia da alta qualidade fitossanitária das mudas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do número de expiantes, do meio de cultura e do fotoperíodo na multiplicação in vitro de Ananas comosus var. ananassoides. Foram utilizados como expiantes, brotos subcultivados in vitro de tamanho aproximado de 0,5 cm, seccionados longitudinalmente sem dividir. Estes foram inoculados em frascos, de capacidade de 220 ml, contendo 30 ml de meio MS suplementado com BAP e ANA. Todos os meios foram autoclavados a 121°C, por 15 minutos. Após a inoculação, os expiantes foram mantidos em sala de crescimento a 25 ± 1°C, intensidade luminosa de 1000 lux e fotoperíodo de acordo com o tratamento. Os tratamentos foram distribuídos segundo delineamento inteiramente casualizado em fatorial 6 x 2 x 2: número de expiantes por frasco (3, 4, 5, 6, 7 e 8); meio de cultura (MS + O, 1 mg Lº 1 de ANA adicionado de 0,5 ou 1,0 mg Lº 1 de BAP) e fotoperíodo (12 e 16 horas), em doze repetições. As avaliações foram feitas aos 40 dias, observando-se o número de brotos emitidos por expiante, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Para fins de análise estatística, os dados foram transformados em raiz quadrada de x + 0,5. Apenas foram registradas diferenças quanto ao meio de cultura, indicando o MS + O, 1 mg L· 1 de ANA + 0,5 mg Lº 1 de BAP como o mais indicado. Do ponto de vista econômico, para micropropagação desta variedade de abacaxi ornamental recomenda-se a utilização de oito expiantes por frasco, no meio de cultura indicado, sob fotoperíodo de 12 horas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultivo in vitro
dc.subjectProdução de mudas
dc.subjectAnanassoides
dc.titleEfeito do número de explantes, meio de cultura e fotoperíodo na micropropagação de abacaxi ornamental ananas comosus var. ananassoides.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAnanás Comosus
dc.subject.thesagroBromeliaceae
dc.format.extent2p.382
riaa.ainfo.id426626
riaa.ainfo.lastupdate2026-06-23
dc.contributor.institutionAna Cristina Portugal Pinto de Carvalho, CNPAT; Cinthya Fontenele Vieira, DTI-CNPq; Felipe de Sousa Barbosa, UFC-CCA; João Paulo Saraiva Morais, CNPAT.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SP-3932.pdf614,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace