Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427389
Título: Banco ativo de germoplasma de caju: principais resultados alcançados.
Autoria: CASTRO, A. C. R. de
CAVALCANTI, J. J. V.
PAIVA, J. R. de
BARROS, L. de M.
CRISÓSTOMO, J. R. BORDALLO, P. do N.
Afiliação: Ana Cecilia Ribeiro de Castro, CNPAT; José Jaime Vasconcelos Cavalcanti, CNPAT; João Rodrigues de Paiva, CNPAT; Levi de Moura Barros, CNPAT; João ribeiro Crisóstomo, CNPAT; Patrícia do Nascimento Bordallo, CNPAT.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL AGRICULTURE, 54., 2008, Vitória. Livro de resumos. Vitória: Incaper, 2008.
Conteúdo: Embrapa Agroindústria Tropical, Rua Ora. Sara Mesquita, 2270, Planalto do Piei, Fortaleza-CE. O Banco Ativo de Germoplasma de Caju da Embrapa Agroindústria Tropical, localizado no município de Pacajus, CE, conta atualmente com 421 acessos, sendo a maior parte dos acessos da espécie Anacardium occidentale. Como principais objetivos do BAG Caju destacam-se o enriquecimento da variabilidade genética da espécie, a caracterização agronómica e morfológica dos acessos, o apoio aos programas de melhoramento genético da cultura, a documentação e a conservação. Foi realizada caracterização dos acessos por meio de descritores morfológicos, agronómicos e moleculares. A variabilidade genética contida na coleção permitiu a obtenção de clones de cajueiro anão precoce, recomendados para o plantio comercial na região Nordeste, desde o inicio da década de 80 até os dias atuais, além de 132 diferentes clones de cajueiro anão precoce e 40 do tipo comum ainda em avaliação em áreas de sequeiro e sob irrigação. Estes resultados têm causado impacto direto no agronegócio do caju. Além disso, possibilitou a ampliação da base genética do cajueiro anão precoce por meio de hibridização natural e artificial com genótipos de cajueiro comum do BAG, permitindo um acréscimo substancial do tamanho e peso da castanha e amêndoa. Foram obtidos, também, híbridos interespecificos de A. occidentale x A. othonianum e A. occidentale x A microcarpum, com objetivo de inserir alelos de resistência à antracnose e qualidades desejáveis para caju de mesa, os quais se encontram em fase de avaliação. Foram elaborados também os primeiros mapas genéticos do cajueTro, usando marcadores moleculares AFLP e microssatélites, com um total de 238 marcadores. Estes mapas estão sendo utilizados para a identificação de QTLs (genes que controlam caracteres de importancia económica) para serem aplicados no programa de melhoramento genético, com o intuito de acelerar a obtenção de genótipos superiores, com redução de custo e tempo.
Thesagro: Caju
Banco de Germoplasma
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SP-4312.pdf936,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace