Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLOURENTE, E. R. P.
dc.contributor.authorMERCANTE, F. M.
dc.contributor.authorMARCHETTI, M. E.
dc.contributor.authorVITORINO, A. C. T.
dc.contributor.authorSOUZA, C. M. A. de
dc.contributor.authorGONÇALVES, M. C.
dc.date.accessioned2025-05-09T16:47:41Z-
dc.date.available2025-05-09T16:47:41Z-
dc.date.created2009-09-11
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Fortaleza: UFC, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427815-
dc.descriptionAs práticas de manejo do solo exercem importantes influências nas propriedades biológicas e bioquímicas do solo. Neste sentido, objetivou-se com este trabalho avaliar o impacto do manejo do solo nos atributos químicos e microbiológicos, bem como a interdependência destes atributos. O estudo foi realizado no Município de Dourados, MS, em sistema plantio direto, envolvendo diferentes rotações de culturas de inverno e verão. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com os tratamentos dispostos em parcelas subdivididas com três repetições. No plantio direto, as culturas de outono/inverno representaram cinco tratamentos. Uma área próxima com vegetação nativa, e uma área sob plantio convencional foram utilizadas como padrão comparativo entre as possíveis alterações nos atributos químicos e microbiológicos do solo com a implementação de um sistema conservacionista de manejo do solo. Os sistemas de cultivos estudados interferem em atributos químicos e microbiológicos do solo.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleSistemas de manejo com rotação de culturas e relações com atributos químicos e microbiológicos do solo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiologia do Solo
riaa.ainfo.id427815
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-09
dc.contributor.institutionELAINE REIS PINHEIRO LAURENTE, UFGD; FABIO MARTINS MERCANTE, CPAO; MARLENE ESTEVÃO MARCHETTI, UFGD; ANTONIO CARLOS TADEU VITORINO, UFGD; CRISTIANO MARCIO ALVES DE SOUZA, UFGD; MANOEL CARLOS GONÇALVES, UFGD.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
31827.pdf220.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace