Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427828
Title: Crescimento inicial de forrageiras perenes e milho em dois níveis de fertilidade de um Latossolo Vermelho.
Authors: CECCON, G.
MATOSO, A. de O.
PEDROSO, F. F.
NETO NETO, A. L.
FIGUEIREDO, P. G.
PALOMBO, L.
Affiliation: GESSI CECCON, CPAO; ALINE DE OLIVEIRA MATOSO, UNESP/FCA; FERNANDA FERREIRA PEDROSO, UFGD; ANTONIO LUIZ NETO NETO, UFGD; PRISCILA GONZALES FIGUEIREDO, UFGD; LEANDRO PALOMBO, UFGD.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Fortaleza: UFC, 2009.
Description: Forrageiras perenes são utilizadas também para cobertura do solo. Quando implantadas no outono-inverno, seu estabelecimento é dependente da umidade no solo, e da temperatura, que diminui com a chegada do inverno. Assim, o objetivo desse trabalho foi de avaliar o crescimento inicial de espécies forrageiras. O experimento foi realizado em casa de vegetação, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS, em Latossolo Vermelho Distrófico. O delineamento experimental foi o completamente casualizado com parcelas subdivididas em três repetições. Foram avaliadas as seguintes espécies: 1) milho BRS 1010 (testemunha), 2) Panicum maximum cv. Tanzânia, 3) Panicum maximum cv. Massai, 4) Panicum maximum cv. Aruana, 5) Brachiaria brizantha cv. Xaraés, 6) Brachiaria brizantha cv. Piatã, 7) Brachiaria decumbens cv. Basilisk e 8) Brachiaria ruziziensis, em dois níveis de fertilidade (normal e baixa). Foram avaliadas: altura de plantas, massa seca da parte aérea e de raízes. E calculado a massa total e porcentagem de crescimento da parte aérea e de raízes. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Em condições de fertilidade normal houve maior porcentagem de massa seca na parte aérea das plantas. Em condições de fertilidade baixa houve maior porcentagem de raízes. Destaca-se a Brachiaria brizantha cv. Xaraés nos dois níveis de fertilidade do solo.
Thesagro: Fertilidade do Solo
Keywords: Nutrição de plantas
Notes: Trabalho publicado também em Resumos do CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
31830.pdf242.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace