Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/444898
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2001
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FRANÇA-NETO, J. B.
KRZYZANOWSKI, F. C.
HENNING, A. A.
COSTA, N. P.
Additional Information: JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; FRANCISCO CARLOS KRZYZANOWSKI, CNPSO; ADEMIR ASSIS HENNING, CNPSO; NILTON PEREIRA DA COSTA, CNPSo.
Title: Afericao da metodologia dos testes de tetrazolio de envelhecimento acelerado para a avaliacao da qualidade de sementes de soja.
Publisher: Informativo ABRATES, Londrina, v.11, n.2, p.186, set. 2001. Numero especial, ref. 278.
Language: pt_BR
Notes: Edicao de Resumos do XII Congresso Brasileiro de Sementes, 17 a 20 de Setembro de 2001, Curitiba, PR.
Description: Nove amostras de sementes da cv. BRS 133 foram encaminhadas a 32 laboratórios de análise de sementes brasileiros , juntamente com instruções detalhadas, visando a execução dos testes de germinação e tetrazólio, através da metodologia tradicionalmente recomendada pela Embrapa e pela metodologia alternativa (pré-condicionamento a 41QC/ 6h). Para o teste de tetrazólio foi orientado que tanto os resultados de viabilidade (TZ 1-5), quanto 'os de vigor (TZ 1-3), fossem relatados. Foram também encaminhadas orientações para a execução do teste de envelhecimento acelerado (EA), sob as condições de 41QC/100% UR/48 h. As nove amostras enviadas representavam três lotes de sementes replicados três vezes, com um lote tendo alta germinação (93,0%), o segundo germinação intermediária (89,0%) e o terceiro , baixa germinação (73,0%). As análises foram realizadas por 27 laboratórios. Concluiu-se que o teste de tetrazólio pela metodologia tradicional é tão confiável quanto o teste de germinação para a determinação da viabilidade de semen­ tes de soja. Esse mesmo teste foi o que apresentou maior precisão para a determinação de vigor. O teste de tetrazólio pela metodologia tradicional apresentou, também, resultados satisfatórios para a avaliação de viabilidade e de vigor. Já, o teste de envelhecimento acelerado apresentou precisão abaixo do almejado, devido, principalmente, ao uso de câma­ ras com baixa precisão na manutenção da temperatura de 41QC constante.
Thesagro: Teste de Sementes
Teste de Tetrazólio
Soja.
Year: 2001-09-27
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
id15280001.pdf300,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace