Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/463241
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorQUEIROZ, E. F. de
dc.contributor.authorGAUDÊNCIO, C. de A.
dc.contributor.authorGARCIA, A.
dc.contributor.authorTORRES, E.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. C. N. de
dc.date.accessioned2025-03-27T19:47:42Z-
dc.date.available2025-03-27T19:47:42Z-
dc.date.created2002-09-25
dc.date.issued1998
dc.identifier.citationPesquisa Agropecuária Brasileira, v. 33, n. 9, p. 1461-1474, set. 1998.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/463241-
dc.descriptionEste estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a resposta de algumas cultivares de soja (Glycine max (L.) Merrill) à época de plantio. Em geral, os mais altos rendimentos de soja foram obtidos de plantios realizados em outubro e novembro e decresceram quando resultaram de plantios posteriores. O rendimento será máximo quando os períodos de formação de vagens e enchimento de grãos ocorrerem entre meados de dezembro e início de fevereiro, desde que não ocorram limitações drásticas durante a fase de crescimento vegetativo. A utilização do escalonamento de plantios de cultivares precoces, médias e tardias, entre meados de outubro e meados de dezembro, reduz o impacto sobre o rendimento causado por anomalias negativas da precipitação que venham a ocorrer no período de formação de vagens e enchimento de grãos. A redução de rendimento observada, à medida que o plantio é atrasado, além da faixa de rendimento máximo, é explicada pela redução da disponibilidade hídrica a que estão expostos os plantios tardios, além do efeito fotoperiódico depressivo. Determinaram-se, para as cultivares Paraná, Bossier e Santa Rosa, as equações de regressão entre as datas de emergência e os respectivos rendimentos e alturas de planta. O cálculo dos pontos de máximo, de cada uma das equações, permitiu determinar as datas de emergência que resultaram no rendimento máximo de cada cultivar. Com a adoção de procedimento idêntico, foram obtidos os resultados relativos à altura de planta.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEfeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na região Norte do Paraná.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroSoja
dc.subject.thesagroÉpoca de Plantio
dc.subject.nalthesaurusSoybeans
dc.subject.nalthesaurusPlanting date
riaa.ainfo.id463241
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-27
dc.contributor.institutionEMILSON FRANÇA DE QUEIROZ, CNPSO; CELSO DE ALMEIDA GAUDÊNCIO, CNPSO; ANTONIO GARCIA, CNPSO; ELENO TORRES, CNPSO; MARIA CRISTINA NEVES DE OLIVEIRA, CNPSO.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPSO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ID-19124.pdf197.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace