Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46625
Título: Processamento de milho (Floculado vc. Laminado a vapor) e adição de monensina para bezerras leiteiras, pré e pós-desmama precoce.
Autoria: NUSSIO, C. M. B.
SANTOS, F. A. P.
ZOPOLLATTO, M.
PIRES, A. V.
MORAIS, J. B. de
Afiliação: CARLA MARIS BITTAR NUSSIO, CPPSE; FLÁVIO AUGUSTO PORTELA SANTOS, USP-ESALQ; MAITY ZOPOLLATTO, USP-ESALQ; ALEXANDRE VAZ PIRES, USP-ESALQ; JANICE BARRETO DE MORAIS, USP-ESALQ.
Ano de publicação: 2003
Referência: Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 32, n. 1, p. 229-239, 2003.
Conteúdo: A suplementação de fontes de amido de maior digestibilidade e o uso de aditivos com atividade coccidiostática e promotora de crescimento podem melhorar o desempenho de bezerros leiteiros pré e pós-desmama. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de concentrados contendo milho laminado a vapor ou floculado, com ou sem a adição de monensina, no consumo, ganho de peso e parâmetros sanguíneos de bezerras leiteiras, antes e após a desmama realizada a sexta semana de vida. Foram utilizadas 32 bezerras holandesas do nascimento a 12 semanas de vida, em um delineamento experimental do tipo blocos ao acaso, com arranjo fatorial 2 x 2. Do nascimento à desmama os animais receberam concentrado ad libitum até o consumo de 2 kg/d, quatro litros diários de leite e tiveram acesso livre à água. Após a desmama, realizada na sexta semana de vida, os animais continuaram recebendo 2 kg de concentrado e passaram a ter acesso a feno picado ad libitum. O tipo de processamento de grão ou a adição de monensina não afetaram o consumo médio de concentrado ou feno, assim como o peso final e o ganho de peso diário. As concentrações plasmáticas de glicose e ácidos graxos livres (AGL) médios do período experimental não foram afetadas pelos tratamentos; entretanto, as concentrações de n-uréico foram inferiores no plasma de animais recebendo concentrado com grãos laminados e monensina. Houve efeito da idade do animal nas concentrações plasmáticas de glicose, n-uréico e AGL. Somente os parâmetros glicose e AGL plasmáticos foram afetados pelo horário após o fornecimento do alimento. A inclusão de monensina ou de grão processados na dieta de bezerras leiteiras não resultou em melhor desempenho animal, antes ou após a desmama.
Thesagro: Alimentação
Gado Leiteiro
Glicose
Plasma
Palavras-chave: Ácido graxos livres
Desempenho
Inóforo
N uréico
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PROCICMBN2003.00010.PDF58,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace