Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470243
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PASSIANOTTO, A. L. de L.
SILVA, D. C. G. da
NOGUEIRA, L. M.
SANTOS, J. V. M. dos
NEPOMUCENO, A. L.
ABDELNOOR, R. V.
YAMANAKA, N.
Additional Information: ANDRÉ LUIZ DE LIMA PASSIANOTTO, UENP; DANIELLE CRISTINA GREGORIO DA SILVA, UENP; LIVIA MARIA NOGUEIRA, UENP; JOÃO VITOR MALDONADO DOS SANTOS, UENP; ALEXANDRE LIMA NEPOMUCENO, SRI; RICARDO VILELA ABDELNOOR, CNPSO; NAOKI YAMANAKA, JIRCAS.
Title: Caracterização de dois genes de resistência à ferrugem asiática da soja, Rpp2 e Rpp4, utilizando marcadores moleculares.
Publisher: Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 32, p. S209, ago. 2007. Suplemento, resumo 0497.
Language: pt_BR
Notes: Edição dos Resumos do XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Maringá, PR, ago. 2007.
Description: A ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é uma das doenças mais importantes para a cultura da soja. Dois alelos dominantes e independentes, que conferem resistência à raça da ferrugem presente no Brasil (Rpp2 e Rpp4), foram mapeados em estudo anterior utilizando marcadores SSR. O objetivo deste trabalho é, através da seleção assistida por marcadores, obter linhas contendo diferentes combinações alélicas para estes genes, avaliar os fenótipos de seis características relacionadas a resistência nestes genótipos e avaliar a possível influência citoplasmática sobre a resistência. Foram cruzadas duas plantas F3 resistentes e homozigotas, sendo uma originada do cruzamento entre PI459025 (Rpp4Rpp4 rpp2rpp2) e BRS184 (rpp4rpp4 rpp2rpp2) e a outra originada do cruzamento entre PI230970 (rpp4rpp4 Rpp2Rpp2) e BRS 184. Na população F2, oriunda deste cruzamento, foi observada a segregação esperada para dois genes dominantes de 15 plantas resistentes para uma suscetível. Os resultados mostraram que ambos os genes contribuem para a resistência, afetando características como a cor das lesões, o número de urédias por lesão e a freqüência de lesões com urédias, de modo não aditivo. Características relacionadas ao desenvolvimento da infecção, entretanto, não foram influenciadas por estes genes. Além disso, foi comprovada a inexistência de influência citoplasmática sobre a resistência.
Thesagro: Doença de Planta
Fungo
Soja.
Data Created: 2007-09-10
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPSO)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace