Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCRUZ, N. A. da
dc.contributor.authorMARQUES, C. R. G.
dc.contributor.authorFALLEIROS, A. M. F.
dc.contributor.authorMOSCARDI, F.
dc.contributor.authorLAVY, S. M.
dc.date.accessioned2025-05-05T13:47:30Z-
dc.date.available2025-05-05T13:47:30Z-
dc.date.created2008-09-29
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais. Viçosa, MG: UFV, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470875-
dc.descriptionO controle da lagarta da soja A. gemmatalis é realizado pelo nucleopoliedrovírus (AgMNPV), sendo o intestino médio (IM) considerado o local de replicação. O objetivo do trabalho é caracterizar a distribuição e a ocorrência de glicoconjudados no IM em larvas de A. gemmatalis suscetíveis ao AgMNPV. Contribuindo no entendimento do processo de reconhecimento celular e adesão do vírus no órgão. Os IM foram processados para técnicas histoquímicas utilizando lectinas conjugadas com peroxidase. A análise mostrou reação positiva ao longo do eptilélio do IM, sendo a marcação mais intensa detectada pela lectina Helix pomatia(HPA), indicando a presença de n-acetilgalactosamina, seguida pela Ulex europeaeus (UEA), Triticum vulgaris (WGA) e Conavalia ensiformes (COnA). As células colunares tiveram intensa reação positiva para a maioria das lectinas, sendo que a bordadura estriada mostrou intensa marcação para HPA e WGA. Foi dectado também diversidade de resíduos de açúcares na secreção presente no espaço ectoperitrófico observando maior positividade para o HPA. Outro tipo celular com intensa positividade foi a célula caliciforme, sendo a UEA a que obteve marcação mais intensa indicando alta concentração de fucose. O padrão de glicosilação da membrana peritrófica (MP) mostrou que esta estrutura apresenta resíduos de n-acetilglicosamina e n-acetilgalactosamina (HPA e WGA), sem especificidade para UEA e COnA. A membrana basal não apresentou especificidade para as lectinas utilizadas; já a lâmina basal que envolve as traquéias e a musculatura indicou maior positividade para HPA. Podemos concluir que o IM e a MP apresenta um alto padrão de glicolisação, apresentando marcação para a maioria das lectinas testadas especialmente a HPA.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCaracterização de gliconjugados no intestino médio em larvas de Anticarsia gemmatalis Hübner, 1818 (Lepidoptera: Noctuidae), suscetíveis ao AgMNPV.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroSoja
dc.subject.thesagroLectina
dc.subject.thesagroLagarta
dc.subject.thesagroResistência
dc.subject.nalthesaurusSoybeans
dc.description.notesResumo 1543-1.
riaa.ainfo.id470875
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-05
dc.contributor.institutionNorberto Aparecido da Cruz, UEL; Camila Renata Gonçalves Marques, UEL; Ângela Maria Ferreira Falleiros, UEL; Flávio Moscardi, CNPSo; Sheila Michele Levy, UEL.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
28548.pdf144.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace