Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, R. B. R.
dc.contributor.authorMATSUBARA, F. H.
dc.contributor.authorMARQUES, C. R. G.
dc.contributor.authorMOSCARDI, F.
dc.contributor.authorLEVY, S. M.
dc.contributor.authorFALLEIROS, A. M. F.
dc.date.accessioned2025-04-04T19:47:40Z-
dc.date.available2025-04-04T19:47:40Z-
dc.date.created2008-09-29
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais. Viçosa, MG: UFV, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470877-
dc.descriptionO corpo gorduroso nos insetos tem função análoga ao fígado dos vertebrados, participando diretamente do metabolismo de lipídeos, carboidratos e proteínas. A Anticarsia gemmatalis é uma das principais pragas da sojicultura, com ampla literatura sobre os aspectos biológicos e comportamentais. Pouco se conhece sobre a morfologia interna desta praga, sendo ausentes as descrições deste órgão. Este trabalho teve por objetivo descrever histologicamente o corpo gorduroso de larvas de A. gemmatalis, dada a sua importância na defesa do inseto. Corpos gordurosos de larvas de 4 instar foram coletados e processados para análise à microscopia de luz. Foram identificadas uma porção parietal e uma perivisceral de arquitetura e funções distintas, formadas por um só tipo celular, denominado trofócito. A porção parietal ocupa posição periférica, abaixo do tegumento e lateral ao tubo digestivo. Apresenta formato de fita alongada de aspecto granuloso e delicado, que se estende desde a porção anterior do protórax até o último segmento abdominal. A porção perivisceral é escassa e localizada na região dorsal, aderida em pequenas quantidades à parede do tubo digestivo. Os trofócitos parietais são células altas, cilíndricas e recobertas por uma membrana acelular. O citoplasma é acidófilo, com intensa vacuolização; núcleo de formato e localização variável. Os trofócitos periviscerais são pequenos, arredondados e formam aglomerados recobertos por uma membrana acelular, conferindo um aspecto alveolar ao órgão. O citoplasma é basófilo com grande vacuolização; núcleo central, com formato variado. A organização, arquitetura e distribuição do corpo gorduroso nestas larvas são similares às de outros lepidópteros, com pequenas variações em sua estrutura celular.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTrofócitos
dc.subjectLagarta da Soja
dc.titleHistologia do corpo gorduroso de larvas de Anticarsia gemmatalis (Hübner, 1818) (Lepidoptera: Noctuidae).
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroMorfologia Vegetal
dc.subject.nalthesaurusSoybeans
dc.description.notesResumo 1619-1.
riaa.ainfo.id470877
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-04
dc.contributor.institutionRenata Baldo Rodrigues Carvalho, UEL; Fernando Hitomi Matsubara, UEL; Camila Renata Gonçalves Marques, UEL; Flávio Moscardi, CNPSo; Sheila Michele Levy, UEL; Ângela Maria Ferreira Falleiros, UEL.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
28550.pdf108.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace