Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471175
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARRÃO-PANIZZI, M. C.
ERHAN, S. Z.
MANDARINO, J. M. G.
SUARES, P. A. Z.
MENEGHETTI, S. P.
Additional Information: MERCEDES CONCORDIA CARRAO PANIZZI, CNPT; SEVIM Z. ERHAN; JOSE MARCOS GONTIJO MANDARINO, CNPSO; PAULO A. Z. SUARES, UNB; SIMONI PLENTZ MENEGHETTI, UFAL.
Title: Avaliação de diferentes tipos de óleo de soja no processamento de tinta gráfica: produção e promoção da tecnologia.
Publisher: In: SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 1., 2008; SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 2., 2010, Brasília, DF. Trabalhos apresentados e documentos... Brasília, DF: Embrapa, 2012. 1 DVD.
Language: pt_BR
Description: Como responsável pela área de Novos Usos para Produtos Agrícolas (2002-2004), no Labex-EUA identificamos a tecnologia da tinta gráfica à base de óleo de soja do USDA/ARS, obtida de matéria prima renovável e biodegradável. Para agregar valor a soja aprovamos um projeto MP-3 (setembro de 2008 a 2010), cujo objetivo é produzir tintas gráficas à base de óleo de soja refinado e óleo residual do descarte de frituras, compatíveis em qualidade e custo com as tintas convencionais. A tinta produzida em laboratório e em escala industrial, será avaliada em indústrias gráficas, e será promovida pela mídia em jornais de grande circulação. Para o desenvolvimento do projeto contamos com a consultoria da detentora da patente da tecnologia no USDA/ARS/NCAUR nos Estados Unidos, além da parceria com a UNB, a UFAL e a Indústria de Tintas Killing S/A no Rio Grande do Sul. Nos Estados Unidos existem mais de 100 fabricantes dessas tintas gráficas, e jornais como Los Angeles Times e Santo Antonio Express News são impressos com essa tinta dentre outros. A soja é o principal produto agrícola da balança comercial brasileira, que além de fonte para alimentação humana e animal, também é matéria-prima renovável para aplicações industriais em biodiesel, tintas, revestimentos, lubrificantes, plásticos e compósitos. A preservação ambiental demanda tecnologias "limpas", compatíveis com as tecnologias que utilizam fontes não renováveis e o Brasil, como produtor de matérias primas renováveis (óleos vegetais), tem papel importante no cenário internacional de proteção ambiental.
Thesagro: Soja.
Data Created: 2009-02-18
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
avaliacao...mercedes.pdf12,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace