Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471646
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCRUZ, I.
dc.contributor.authorVENDRAMIM, J. D.
dc.date.accessioned2021-12-13T02:06:05Z-
dc.date.available2021-12-13T02:06:05Z-
dc.date.created1996-04-23
dc.date.issued1988
dc.identifier.citationPesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 23, n. 2, p. 111-118, fev. 1988.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471646-
dc.descriptionOs genotipos de sorgo foram semeados em vasos, sendo as plantas protegidas com uma gaiola de armacao de arame envolta de tecido fino (filo). No primeiro experimento, usando apenas o genotipo suscetivel (BR 601) efetuou-se a infestacao com uma densidade de pulgoes de zero, cinco, dez, quinze, 20 e 25 individuos de sete dias de idade por planta, quando esta estava com onze dias apos o plantio. Num segundo experimento, incluindo tambem o genotipo resistente TX 2567, utilizaram-se densidades de zero, dez, 20 e 30 pulgoes por planta, com as infestacoes realizadas quando as plantas estavam com 16, 26 e 36 dias apos o plantio. As avaliacoes basearam-se em uma escala de notas, de zero (nenhum dano) a nove (acima de 81% de necrose da planta) e na diferenca do crescimento entre plantas infestadas e nao infestadas. Concluiu-se que quando sujeitas a infestacao inicial a partir de dez pulgoes por planta, as plantas suscetiveis morrem em 21 dias independentemente da epoca de infestacao, enquanto as resistentes, mesmo com infestacao inicial de 20 pulgoes por planta, continuam vivas por um periodo minimo de 28 dias e com incrementos medios no tamanho, de 68,6% em relacao a plantas sem infestacao. Tambem concluiu-se que tanto as plantas resistentes como as suscetiveis, suportam uma mesma infestacao inicial por um periodo mais longo, quando a infestacao ocorre em plantas mais desenvolvidas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNivel
dc.subjectSorghum
dc.subjectInfestation
dc.subjectGreenbug
dc.subjectDamage
dc.subjectHost
dc.subjectPlant
dc.subjectResistance
dc.subjectInsect
dc.titleEfeito de diferentes níveis de infestação pelo pulgo verde, Schizaphis graminum (Rondani, 1852) em sorgo suscetível e sorgo resistente.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroDano
dc.subject.thesagroInfestação
dc.subject.thesagroInseto
dc.subject.thesagroPlanta
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.thesagroPulgão Verde
dc.subject.thesagroResistência
dc.subject.thesagroSchizaphis Graminum
dc.subject.thesagroSorgo
dc.subject.nalthesauruspests
riaa.ainfo.id471646
riaa.ainfo.lastupdate2021-12-11
dc.contributor.institutionIVAN CRUZ, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Efeito-diferentes-2.pdf5.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace