Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47409
Título: Quantificação da expressão de IL-2, IL-12, MCP-1 em bovinos submetidos a infestação artificial por carrapatos Boophilus microplus (Acari: Ixodidae).
Autoria: NAKATA, L. C.
ZAROS, L. G.
COUTINHO, L. L.
OLIVEIRA, M. C. de S.
REGITANO, L. C. de A.
Afiliação: LILIANE CRISTINA NAKATA, UFSCAR/SÃO CARLOS, SP.; LUIZ L. COUTINHO, ESALQ/USP/PIRACICABA,SP.; MARCIA CRISTINA DE SENA OLIVEIRA, CPPSE; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA , 51., 2005, Águas de Lindóia. Lindóia: SBG, 2005.
Páginas: p. 104
Conteúdo: o carrapato Boophilus microplus causa prejuízos a pecuária brasileira, tais como a diminuição da produtividade de leite e de carne e aumento nos custos relacionados ao controle destes parasitas. Estes ácaros estimulam um conjunto de respostas imunes inatas e específicas no hospedeiro, controladas pelas células TH1 e TH2. As células TH1 secretam IL-2, IFN-'Ye linfotoxina. As células TH2 estimulam a imunidade humoral e secretam um perfil único de citocinas, como IL-4, IL-5, IL-6, IL-9, IL-10 e IL-13. A proteína quimiotática de monócitos (MCP-1) é produzida em resposta a estímulos por endoparasitas e pertence a uma família de citocinas que desempenha importante papel na migração dos leucócitos. Várias destas citocinas, em conjunto com outras derivadas de células apresentadoras de antígenos (APCs), tais como IL-l e IL-12, estão envolvidas no complexo de diferenciação e vias de regulação entre células TH 1 e TH2. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo a quantificação da expressão de IL-2, IL-12 e MCP-1 na pele de bovinos submetidos a infestação artificial por carrapatos. Para realização deste experimento, 10 animais da raça Nelore foram mantidos livres de ectoparasitas desde o nascimento. Destes, 5 foram submetidos a infestação artificial com larvas de Boophilus microplus e, 5 foram mantidos livres de infestação, constituindo o grupo controle. Amostras de pele foram colhidas 8 dias após a infestação, para isolamento do RNA total e síntese de cDNA por transcrição reversa. A quantificação foi realizada por RT-PCR em tempo real, utilizando-se o corante Sybr Green e o gene constitutivo RPL-19 como controle. Os resultados foram analisados pelo método de quantificação relativa. Entre os grupos analisados, nao foi observada expressão diferencial de [L-2, IL-12 e MCP-1, no entanto MCP-1 foi a mais expressa tanto no grupo controle quanto no grupo tratamento. Outros genes ainda estão sendo analisados visando a identificação do tipo de resposta utilizada pelo hospedeiro contra o carrapato. .
Thesagro: Boophilus Microplus
Palavras-chave: Quantificação : Infestação artificial
Carrapatos
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GA104.pdf50,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace