Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47819
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: TORAL, F. L. B
ALENCAR, M. M. de
FREITAS, A. R. de
Additional Information: FÁBIO LUIZ BURANELO TORAL, UNESP/Jaboticabal, SP.; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.
Title: Abordagens frequentista e bayesiana para avaliação genética de bovinos da raça Canchim para características de crescimento.
Publisher: Revista Brasileira de Zootecnia, v. 36, n. 1, p. 43-53, 2007
Language: pt_BR
Keywords: Mostrador de Gibbs
Intervalo de alta densidade
Média a psoterior
Canchim.
Description: Este trabalho foi realizado com os objetivos de: a) comparar os componentes de (co)variância obtidos por meio dos métodos da Máxima Verossimilhança Restrita (REML) e da inferência bayesiana (IB); b) realizar a avaliação genética do peso à desmama (P240) e aos 18 meses de idade (P550) de bovinos da raça Canchim, padronizados ou não para 240 e 550 dias de idade, respectivamente, utilizando-se a metodologia dos modelos mistos e a obtenção dos componentes de (co)variância por REML ou IB; e c) verificar a semelhança entre os animais selecionados considerando se a avaliação genética realizada com os pesos reais ou padronizados e por meio de abordagens freqüentista ou bayesiana. Foram obtidos os componentes de (co) variância, herdabilidade e correlação genética para P240 e P550. Os valores genéticos obtidos foram utilizados para simular um processo de seleção em que 10% dos touros e 50% das vacas com os maiores valores genéticos aditivos diretos teriam chance de reproduzir. Os componentes de (co)variância e os parâmetros genéticos estimados por REML, na maioria dos casos, foram inferiores às médias a posteriori obtidas por IB. Ocorreram diferenças quanto aos animais selecionados, provavelmente em decorrência das diferenças entre os componentes de (co)variância e dos parâmetros genéticos obtidos. Adotando-se a IB, a inclusão da idade do animal no momento da pesagem como ovariável no modelo estatístico não provocou grande alteração dos touros e vacas selecionados.
Thesagro: Gado de Corte
Seleção.
Data Created: 2007-02-28
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIMMA2007.00004.pdf183,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace