Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVENERONI, G. B.
dc.contributor.authorMEIRELLES, S. L.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, H. N.
dc.contributor.authorALENCAR, M. M. de
dc.contributor.authorGASPARIN, G.
dc.contributor.authorGOUVEIA, J. J. S.
dc.contributor.authorMIYATA, M.
dc.contributor.authorREGITANO, L. C. de A.
dc.date.accessioned2018-07-26T00:57:42Z-
dc.date.available2018-07-26T00:57:42Z-
dc.date.created2007-10-18
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 53., 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia: SBG, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48102-
dc.descriptionCanchim é uma raça sintética que tem sido usada na indústria de gado de corte como uma alternativa para intensificação da produção. No entanto, esta raça possui pouca gordura de cobertura, que é importante para a conservação da carcaça após o abate e confere características organolépticas apreciadas pelo mercado da carne. Desse modo, pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de aumentar a deposição de gordura nessa raça. Essas pesquisas incluem a procura por marcadores moleculares que podem auxiliar a identificação de animais com maior potencial genético para a característica. Em várias populações bovinas a região centromérica do cromossomo 14 foi associada com deposição de gordura. O gene da tireoglobulina está localizado à 4,46 Mb nesse cromossomo e relatos descrevem a influência de um polimorfismo na seqüência 5´ líder desse gene sobre o marmoreio e espessura de gordura. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito desse polimorfismo no gene da tireoglobulina, assim como de dois marcadores microssatélites que flanqueiam esse gene, CSSM066 (2,95 Mb) e ILSTS011 (6,93 Mb) sobre a espessura de gordura em bovinos da raça Canchim. Quinhentos e setenta e dois animais, de dois grupos genéticos (MA e CA), criados em duas fazendas e pertencentes à 64 famílias de meio-irmãos foram avaliados. Associações dos genótipos dos marcadores com as medidas fenotípicas (espessura de gordura) foram analisadas por um modelo misto. Os resultados mostraram que o marcador microssatélite CSSM066 teve efeito significativo sobre a espessura de gordura nas populações estudadas. No entanto, esta característica não foi significativamente associada com o polimorfismo do gene da tireoglobulina e com o marcador microssatélite ILSTS011, o que sugere que outro gene situado na região centromérica do cromossomo 14 de bovinos deva ser responsável pela variação da característica. Novos estudos merecem ser realizados próximos ao marcador CSSM066, a fim de se obter informações que possam ser incorporadas em programas de melhoramento.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMarcadores moleculares
dc.subjectEspessura de gordura
dc.subjectBovinos
dc.titleAssociação da região centromérica do cromossomo 14 com espessura de gordura em bovinos da raça canchim.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-07-26T00:57:42Zpt_BR
dc.format.extent2p. 90
riaa.ainfo.id48102
riaa.ainfo.lastupdate2018-07-25
dc.contributor.institutionG. B. Veneroni - UFSCar; S. L. Meirelles - UNESP; H. N. Oliveira - UNESP; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, EMBRAPA CPPSE, SÃO CARLOS, SP.; G. Gasparin - UFSCar; J. J. S. Gouveia - UFSCar; M. Miyata - UFSCar; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AssociacaoRegiaoCentromerica.pdf907,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace