Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/486348
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PEREIRA, A. C.
SILVA, R. R. e
GONÇALVES, L. C.
BORGES, A. L. C. C.
BORGES, I.
GOMES, S. P.
RODRIGUES, J. A. S.
SALIBA, E. O. S.
FERREIRA, J. J. C.
SILVA, J. J. da
Additional Information: Armanda Costa Pereira, UFMG; Ricardo Reis e Silva, UFMG; Lúcio Carlos Gonçalves, UFMG; Ana Luiza Costa Cruz Borges, UFMG; Iran Borges, UFMG; Silas Primola Gomes, UFMG; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; Eloísa Oliveira Simões Saliba, UFMG; Jairo José Cost Ferreira, UFMG; Janaína Januário da Silva, UFMG.
Title: Avaliação da silagem do híbrido de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) BR 601 com aditivos 1 pH, nitrogênio amonical, matéria seca, proteína bruta e carboidratos solúveis.
Publisher: Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 6, n. 2, p. 211-222, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Carbonato de cálcio
Inoculante bacteriano.
Description: Avaliaram-se a composição química e indicadores do padrão de fermentação de silagens do híbrido de sorgo forrageiro BR 601 [Sorghum bicolor (L.) Moench], submetidos aos seguintes tratamentos: silagem sem aditivo (testemunha), silagem com 0,5% de uréia, silagem com 0,5% de carbonato de cálcio, silagem com 0,5% de uréia mais 0,5% de carbonato de cálcio e silagem com inoculante bacteriano. Foram utilizados silos experimentais de PVC, com 10 cm de diâmetro e 50 cm de comprimento, abertos com um, três, cinco, sete, 14, 28 e 56 dias de vedação. Logo após a abertura, foram determinados o pH e os teores de nitrogênio amoniacal, como porcentagem do nitrogênio total (N-NH3/NT), os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e carboidratos solúveis (CHOs). O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com duas repetições por tratamento. As médias foram comparadas pelo teste SNK, a 5% de probabilidade. Pouco efeito dos aditivos foi observado sobre o perfil de fermentação das silagens, de forma que o tratamento controle resultou em silagem de boa qualidade. O uso da uréia ou uréia com carbonato de cálcio resultou em aumento do pH e do nitrogênio amoniacal.
Thesagro: Forragem
Uréia.
Data Created: 2008-03-18
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaosilagem1.pdf608,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace