Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48682
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BERNARDI, A. C. de C.
WERNECK, C. G.
HAIM, P. G.
REZENDE, N. das G. A. da M.
PAIVA, P. R. P.
MONTE, M. B. de M.
Additional Information: ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; CARLOS GUARINO WERNECK, UFRRJ/SEROPÉDICA-RJ; PATRICK GESUALDI HAIM UFRRJ, UFRRJ/SEROPÉDICA-RH; NÉLIO DAS GRAÇAS DE ANDRADE DA MATA REZENDE, PRM/Belém; PAULO PERDIGÃO PAIVA, CETEM/RIO DE JANEIRO; MARISA BEZERRA DE MELLO MONTE, CETEM/RIO DE JANEIRO-RJ.
Title: Crescimento e nutrição mineral do porta-enxerto limoeiro 'cravo' cultivado em substrato com zeólita enriquecida com NPK.
Publisher: Revista Brasileira de Fruticultura, v. 30, n. 3, p. 794 - 800, 2008 .
Language: pt_BR
Notes: Publicado em outra fonte: http://www.todafruta.com.br/todoafruta/mostra_conteudo.asp?
Keywords: Estilbita
Diagnose foliar
Fertilizante de liberação lenta.
Description: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da adição de um concentrado zeolítico enriquecido com N, P e K ao substrato de cultivo sobre o crescimento, produção de matéria seca, área foliar, teores e extração de N, P e K e os teores de clorofila do limoeiro "Cravo". O porta-enxerto foi cultivado por 93 dias em tubetes de 150 cm3 com substrato orgânico compostado de casca de coco e carvão vegetal (3:1) ao qual se adicionou o concentrado zeolítico. Este foi obtido com a concentração da zeólita natural (Z) e enriquecimento desta com KNO3 (ZNK), e também com a acidificação com H3PO4 e mistura com apatita (ZP). Utilizou-se uma mistura de 30%ZNK + 70%ZP nas doses de: 0; 2,5; 5; 10 e 15 g por planta. Os resultados indicaram que o fornecimento de nutrientes através do mineral zeólita adicionado ao substrato orgânico comprovou ser alternativa viável para a obtenção de porta-enxertos no sistema de produção em ambiente protegido. A adição de 6,4 g do concentrado zeolítico enriquecido com NPK aumentou significativamente a produção de matéria seca, área foliar, altura e diâmetro de caule. Este aumento foi de 37,5% em relação à testemunha que não recebeu o concentrado zeolítico. Houve aumentos nos teores e extração de N, P e K com o fornecimento da zeólita enriquecida. As leituras dos teores de clorofila relacionaram-se com os teores de N, indicando ser esta uma alternativa para o diagnóstico do estado nutricional para a cultura.
Thesagro: Citrus Limonia.
Data Created: 2008-12-15
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIACCB2008.00184.pdf374,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace